terça-feira, 22 de março de 2016

DILMA ACABOU. A DÚVIDA AGORA É O PRÓXIMO GOVERNO


As manifestações em defesa do governo Dilma e do ministro Lula foram o último suspiro da era PT; manchada com a avalanche de escândalos e ferida de morte com o envolvimento de sua principal liderança, o ex-presidente Lula.

Desde a última quinta-feira, quando foi eleita e instalada a comissão de impeachment de Dilma na Câmara dos Deputados, o clima em Brasília é de enterro. Muito diferente daquele nas redes sociais e no noticiário; que mostra um “embate”, como se existissem de fato dois lados na briga. Infelizmente para aqueles que acham que Justiça, Ministério Público, oposição, imprensa, OAB, Ajufe, Amab etc etc, estão equivocados, a discussão vai se restringir ao Facebook. No mundo real, a batalha acabou. 

Pelas próximas três semanas os deputados da comissão que deve aprovar o impeachment de Dilma serão os mais poderosos da República, acéfala desde o agravamento das acusações de corrupção e a entrada não-oficial de Lula no governo. O poder então seguirá para o Senado, que também deve aprovar o processo antes do fim de abril. PMDB e PSDB já realizam reuniões com frequência, dividindo espólios do futuro governo Michel Temer. É uma questão de tempo para partidos menores se alinharem à nova ordem política. E novidade é simples: há ordem.

O “problema” dos poderosos, pra variar, é a Lava Jato. E o medo do próximo governo, vida curta. Uma possibilidade discutida em Brasília é o impeachment de Dilma e a queda do vice-presidente Michel Temer também por eventual impeachment ou pela cassação do registro de candidatura pela Justiça Eleitoral. A firmeza no novo governo é, na melhor das hipóteses, frágil.

Já a operação Lava Jato, mesmo em um novo governo, sob um novo ministro da Justiça, será a “instituição” mais bem avaliada da estrutura federal. A única com a confiança e o respaldo popular. Será impossível sufoca-la. Por isso os poderosos de sempre buscam garantias uns com os outros para se safar das garras da operação mais famosa do Brasil. Sem utilidade. Não há influência ou jogo de sombras que impeça o trabalho da PF, MPF e Justiça Federal, especialmente após o fim do governo DIlma.

Acusar a Justiça e a PF de abusos é a estratégia da vez, num intuito parecido com aquele aplicado pela máfia e seus apaniguados na Itália pós-operação Mãos Limpas. Lá, nos anos 90, essa estratégia resultou num esforço institucional do parlamento e do executivo para restringir investigações e garantir sigilos “inquebráveis” às autoridades altas do país europeu. E funcionou. Apesar das centenas de processos e indiciamentos, a “Mani Pulite” teve fim quase melancólico; juízes responsáveis como Antonio di Pietro responderam a mais de 500 ações na Justiça, tiveram poderes de investigação cassados ou reduzidos.

Os membros da Lava Jato sabem disso e estão preparados.

Mas isso é assunto para o novo governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário