terça-feira, 22 de março de 2016

LAVA JATO INVESTIGA PROPINA NO ITAQUERÃO

ODEBRECHT CONSTRUIU  O ESTÁDIO DO CORINTHIANS E TAMBÉM OUTROS TRÊS ESTÁDIOS PARA A COPA



A 26ª fase da Operação Lava Jato investiga o pagamento de propinas nas obras do Itaquerão, o estádio do Corinthians, que sediou a solenidade de abertura da Copa do Mundo de 2014.

As obras do Itaquerão foram financiadas pelo governo federal, por meio da Caixa Econômica Federal, e custaram R$532 milhões, mas somente foram realizadas em razão da forte pressão do ex-presidente Lula.

A obra do Itaquerão foi viabilizada após a decisão do então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, vetar o Morumbi como palco da Copa do Mundo. Teixeira era brigado com a diretoria do São Paulo, dono do Morumbi, e sua decisão foi adotada para agradar Lula. O principal dirigente do Corinthians à época, André Sanches, hoje deputado federal pelo PT-SP, avisou que o time não tinha dinheiro para construir o seu estádio, por isso Lula intereio para que a Caixa bancasse a obra.

A Odebrecht construiu sozinha, além do Itaquerão, a arena Pernambuco, e dividiu com a OAS a Arena Fonte Nova, em Salvador, e com Andrade Gutierrez a refoma do estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário