quinta-feira, 3 de março de 2016

IMPOSTO SINDICAL PRA QUE? PARA CAMPANHAS DO PT - SINDICATOS BANCARAM LULA ILEGALMENTE

PETISTA REVELA QUE CAMPANHA DE LULA RECEBEU DOAÇÕES ILEGAIS DE SINDICATOS

REVELAÇÃO É DE EX-GERENTE DA PETROBRAS INVESTIGADO NA LAVA JATO


Suspeito de receber propina de um operador da Petrobras, o ex-gerente de Responsabilidade Social da estatal Armando Tripodi contou que sindicalistas petroleiros da Bahia usaram o imposto sindical na campanha de Lula para a presidência da República, em 2002. O ex-gerente revelou uma grave ilegalidade: a legislação eleitoral proíbe que sindicatos e entidades de classe financiem campanhas eleitorais. e a prestação de contas da campanha de Lula naquele ano omite a doação ilegal.

Ele fez essas revelações ao site institucional “Memória Petrobras”, que a Petrobras havia retirado do ar porque vários dos seus personagens, ex-dirigentes da empresa, tornaram-se réus e até presos na Operação Lava Jato. Tripodi suspeito de receber propina de um operador da Petrobras por meio da reforma de um apartamento, segundo a Polcia Federal.


O depoimento de Tripodi ao “Memória Petrobras” desapareceu do site no dia seguinte à Operação Acarajé, da PF, e reapareceu após o fato ter sido revelado pela coluna do jornalista Cláudio Humberto, no Diário do Poder, motivando o interesse de outros veículos de imprensa no assunto.
Alvo de condução coercitiva na 23ª fase da Lava Lavo, a Operação Acarajé, o petista que virou gerente da Petrobras revelou os detalhes da irregularidade: “Montamos um comitê no sindicato. Aprovamos na assembleia uma contribuição. A categoria aprovou todo imposto sindical da categoria ser destinado campanha de Lula”, disse Tripodi, recordando a participação do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia na eleição.

Conhecido como Bacalhau, a Tripodi contou tambem que o imposto sindical foi um “recurso fantástico” usado em comunicação e aluguel de veículos para a campanha. “Montamos uma lojinha, fizemos todo um trabalho de mandar matéria para o interior, montar carro, alugamos carro”, afirmou o ex-gerente da Petrobras.

Ele lembra que na campanha presidencial anterior, em 1998, conseguiu doação para a compra de um carro de som, “quase um contingent eltrico”, que depois teria sido doado ao PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário