sábado, 5 de março de 2016

MANIFESTANTES PRÓ-LULA AGRIDEM SENHORAS

ATOS PRÓ E CONTRA LAVA JATO SE ESPALHAM EM SÃO PAULO



Diário do Poder

Manifestantes favoráveis e contrários ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram às ruas, em São Paulo, nesta sexta-feira (4). As manifestações ocorreram depois que a Polícia Federal o levou para prestar depoimento em razão da deflagração de nova fase na Operação Lava-Jato, a Aletheia.

Pelo menos dois locais foram palco de confrontos entre os manifestantes, as ruas em torno do prédio onde moram Lula e a ex-primeira-dama, Marisa Letícia, em São Bernardo do Campo, e o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, onde o ex-presidente prestou depoimento.

Em São Bernardo, cerca de 200 manifestantes ocupam a rua em frente ao prédio onde moram Lula e dona Marisa. Três pessoas foram detidas por agressão, segundo a Polícia Militar. Ao menos três vezes os policiais foram obrigados a conter os grupos e usaram gás de pimenta. Em São Paulo, petistas agridem senhoras na rua e rasgam a bandeira do Brasil. O vídeo circula na internet, em sites contrários ao Partido dos Trabalhadores (PT).

No Aeroporto de Congonhas, os dois grupos saíram do lobby onde ficam os portões de embarque e se dirigiram para a frente de outro escritório da PF na ala oficial em que são embarcadas e desembarcadas autoridades, onde Lula prestou depoimento. No caminho, os dois grupos se enfrentaram com socos e pontapés. Vários parlamentares petistas apareceram nas janelas acenando para a militância, que permaneceu nas imediações.

De acordo com o Ministério Público Federal (PMF), a ação foi deflagrada para aprofundar a investigação de possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro oriundo de desvios da Petrobras, praticados por meio de pagamentos dissimulados feitos por José Carlos Bumlai e pelas construtoras OAS e Odebrecht ao ex-presidente Lula e pessoas associadas.

Há evidências de que o ex-presidente recebeu valores oriundos do esquema Petrobras por meio da destinação e reforma de um apartamento triplex e do sítio em Atibaia, da entrega de móveis de luxo nos dois imóveis e da armazenagem de bens por transportadora. Também são apurados pagamentos ao ex-presidente, feitos por empresas investigadas na Lava Jato, a título de doações e palestras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário