sábado, 12 de março de 2016

MANUSCRITO DE YOUSSEF IMPLICA DILMA

MANUSCRITO TEM O NOME DE DILMA AO LADO DE VALORES

Diário do Poder

Manuscrito do mega-doleiro Alberto Youssef entre à Polícia Federal pela contadora Meire Poza, mostra o nome da presidente Dilma Dilma Roussef ao lado de valores. O documento foi entregue em abril de 2014, às vésperas da campanha de reeleição da presidente da Republica, mas, estranhamente, mantinha-se incógnito até agora. A revelação está na edição deste fim de semana da revista IstoÉ.

O manuscrito entregue por Meire Poza à PF é um bilhete escrito de próprio punho pelo doleiro e guardado a sete chaves pela Lava Jato. Esse documento é a principal revelação do livro Assassinato de Reputações II – muito além da Lava Jato – de autoria do delegado Romeu Tuma Jr, previsto para ser lançado nesta semana.


O MANUSCRITO COMPROMETE DILMA.

É a primeira prova ligando Dilma ao doleiro. No manuscrito, a referência à Dilma é o segundo item abaixo do registro “1.000.000 Bsb” (um milhão Brasília). Ao lado do nome da presidente aparece o número 17, a palavra viagem e ao que tudo indica ser um horário “16:30”.

No primeiro item, Youssef refere-se a um “novo embaixador”. Na sequência, ele sugere o desembolso de alguma quantia: “1.000 – Pagar 50”. Para a secretária do doleiro, conhecedora dos submundos do Petrolão, uma das explicações para o apontamento de Youssef seria “algum pagamento que deveria ser feito à Dilma”.

A reportagem de Sérgio Pardellas, de IstoÉ, informa que de acordo com relato da contadora, ao receber o papel, em abril de 2014 na Superintendência da PF na Lapa, em São Paulo, o delegado Márcio Anselmo, da força-tarefa da Lava Jato, vibrou: “Que coisa maravilhosa”, teria dito, segundo testemunho dela que consta do livro Assassinato de Reputações II. Ao presenciar a cena, Meire pensou na hora: “Dilma estava no esquema”. Anselmo estava acompanhado do agente Rodrigo Prado. Tanto o manuscrito citando Dilma como os demais documentos entregues por Meire foram acondicionados no porta-malas de uma Range Rover Evoque, apreendida pela Lava Jato e agora a serviço da PF.

No dia seguinte, o agente Prado enviou um email à contadora de Youssef: “Nossa conversa foi muito boa. Vamos mantendo contato por aqui”. Começava ali o trabalho de Meire Poza como uma espécie de agente infiltrada da PF. Ao longo de mais de um ano, até meados de setembro de 2015, a contadora municiou os policiais federais com uma série de informações relevantes. A maioria delas foi considerada pelos integrantes da Lava Jato na hora de produzir provas contra envolvidos no esquema de desvios na Petrobras. 


Os relatos se revelaram cruciais para a deflagração de operações que vieram a seguir. Estranhamente, o bilhete em que o doleiro menciona a presidente teve outro destino. Nunca foi incorporado às provas da Lava Jato. Além de não aparecer no e-Proc, sistema de consulta dos processos da força-tarefa, IstoÉapurou que o documento nunca foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) – caminho obrigatório e formal de qualquer indício ou prova envolvendo um presidente da República. “Esse manuscrito nunca apareceu por aqui”, assegurou na semana passada um alto integrante da PGR que se debruçou sobre o material relativo ao doleiro Alberto Youssef.

Para Romeu Tuma Jr, o episódio é um claro indicativo de que possa ter havido pressão do Planalto para abafar o caso. “É uma indicação forte de que houve uma tentativa de proteger Dilma”, afirmou Tuma Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário