domingo, 24 de outubro de 2010

Farra com dinheiro público & péssimos serviços à população

Com quase 500 mil funcionários, estatais lideram inchaço da máquina na era Lula
Por Gustavo Patu, na Folha:

A ampliação do funcionalismo da administração direta, das autarquias e das fundações se tornou uma das medidas mais controversas do governo Lula, mas foi nas estatais, cujos dados permaneceram quase incógnitos, que a administração petista promoveu sua política mais vigorosa de contratações.

Em boa parte dos casos, os gastos com salários e encargos têm crescido mais que as receitas e os montantes destinados pelas empresas às obras e ao aumento de sua capacidade de produção.

Segundo levantamento feito pela Folha, o quadro de pessoal próprio das estatais cresceu 30% do final de 2002 até o ano passado, ou um contingente de 112 mil funcionários -o grupo Pão de Açúcar, apontado como maior empregador privado do país após a aquisição das Casas Bahia, tinha 137 mil ao final de 2009.
O total de empregados das estatais chega a 481.836 pessoas.

Já o quadro de servidores civis ativos do Poder Executivo, que motivou acusações de “inchaço” da máquina administrativa, teve expansão de 14% no mesmo período, o equivalente a 67 mil contracheques a mais.
O quadro global é de 552,9 mil.

Nos dois casos, o governo petista colheu dividendos políticos: entidades do funcionalismo público estão entre as principais bases do partido, e os empregados de empresas federais compõem sindicatos poderosos como os de bancários e petroleiros.

São justamente as gigantes dos setores bancário e petrolífero -Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobras- que respondem por dois terços do aumento do quadro de pessoal das estatais sob Lula.
As três são também protagonistas da propaganda de Dilma que atribui tendências privatistas ao tucano José Serra.

Vejam aqui o resultado de um desgoverno que jogou o país num poço sem fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário