terça-feira, 26 de outubro de 2010

ATENÇÃO - Muito cuidado com a informação que você recebe

A informação deve ser passada na peneira da verdade antes de ser engolida e digerida.

Quem trabalha em algum veículo de comunicação sabe como é que funcionam certas “reportagens”, digamos assim, programadas para emergências.
Pode ser considerada uma estratégia, quando os fatos têm fundamento mas estão fora do contexto do momento, ou pode revelar o lado obscuro do jornalismo, o mesmo que publica dados fornecidos sem comprovar se são verdadeiros, como a falácia da criação de Universidades Federais e o número de vagas nessas universidades.
A informação deve ser passada na peneira da verdade antes de ser engolida e digerida.

Houve um tempo que um determinado truque era usado na forma de anúncios classificados.
Antevendo um resultado negativo em alguma licitação, o participante derrotado publicava vários anúncios classificados, com as mais diversas versões.
Deixava lá, escondidos, no meio de milhares de “notinhas”.
Depois, quando saía o resultado, bastava ir lá, buscar o anúncio certo e dizer: olha aqui, ó, eu já sabia!
Mentira!
Havia, na verdade, publicado “anuncinhos” com todos os resultados possíveis.
Por isso, mesmo que uma democracia implique em total liberdade de expressão, o público alvo deve estar preparado para ter discernimento sobre o que é fato e o que é bobagem.
Com o advento da internet, onde podemos pesquisar e consultar páginas de comprovada credibilidade, não é aceitável que o leitor embarque em qualquer onda e, pior ainda, que algum profissional se preste a esse tipo de artimanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário