quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Projeto que salva vidas

Enquanto o governo federal oferece 750 milhões para socorrer as localidades arrasadas pelas enchentes e estuda a liberação de saque do Fundo de Garantia e abertura de linha de crédito (mais dívida para as vítimas), a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) está investindo um valor equivalente somente para obras do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, incluindo a remoção de famílias que vivem em áreas de risco.

Isso deveria servir como referência e modelo de ação de governo, afinal, também tivemos problema com as chuvas, tanto agora como no verão passado, e não tivemos mortes por aqui, nem tantos prejuízos, porque há investimento em prevenção há anos.

Lançado pelo governador José Serra no início da gestão é um dos programas mais importantes e ambiciosos do Estado.
Os principais objetivos são remover famílias de áreas de risco, proteger os ecossistemas de possíveis acidentes ambientais e recuperar porções degradadas da serra, no município de Cubatão.
Algumas áreas consolidadas estão sendo urbanizadas com infra-estrutura urbana e serviços públicos.

Garanto que esses investimentos são mais úteis e importantes do que fortunas desperdiçadas com trem-bala, Copa do Mundo e Olimpíada.
Vejam o projeto, com relatórios técnicos, aqui.

Vejam aqui o Plano Preventivo de Defesa Civil para deslizamentos do estado de São Paulo, implantado desde 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário