domingo, 20 de fevereiro de 2011

Governo tem projeto para mudar a caderneta

O Globo

Apesar do armamento pesado usado pela equipe econômica para segurar a inflação - como a alta dos juros e um corte recorde de R$ 50 bilhões no Orçamento - a equipe econômica continua preocupada e tem na mira um fantasma que ainda ronda o país: a indexação.

Como mostra reportagem de Martha Beck, publicada pelo GLOBO neste domingo, o primeiro passo para tentar acabar com esse problema será enviar ao Congresso Nacional ainda este ano uma proposta que modifica a remuneração da caderneta de poupança, fixada hoje em Taxa Referencial (TR) mais 6%.

O assunto, no entanto, é polêmico.
Tanto que, em 2009, quando os juros estavam em 10,25% ao ano, com possibilidade de baixarem para um dígito, o governo ficou preocupado e apresentou uma proposta que previa a cobrança de Imposto de Renda (IR) para depósitos acima de R$ 50 mil.

O temor era de que, num cenário de juros baixos, os investidores deixassem fundos de renda fixa para colocar seu dinheiro numa remuneração garantida, o que poderia provocar um desequilíbrio no mercado.

A ideia provocou alvoroço e a equipe econômica foi acusada de tentar prejudicar os pequenos poupadores.
Com a volta das pressões inflacionárias e da alta de juros, o assunto acabou sendo deixado de lado temporariamente.

Mesmo assim, a ideia dos técnicos é tratar da remuneração da poupança ainda em 2011 para que o assunto seja amplamente discutido pela sociedade e tenha chances de avançar antes do fim do mandato da presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário