quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

COMO FUNCIONA O BRASIL

“Vamos supor que uma empresa gasta 6.000 reais por mês para contratar você. Isso é soma do seu salário de 4.000 mais os 2.000 de encargos que a empresa tem que pagar. Depois dos encargos que empresa paga, vem o desconto de impostos que abatem do seu salário. Entre imposto renda, INSS, contribuição sindical e outros, mais 1.200 reais do seu dinheiro vai para o governo.  Por enquanto, dos 6.000 que a empresa gastou com você menos da metade foi para a sua conta e o resto foi para o governo. 

Agora você precisa comprar coisas para sustentar sua família, como comida, luz, roupa, gasolina e outros. Você sabia que todas estas coisas tem imposto embutido no preço? 

Quando você compra uma TV mais de 50% do preço é imposto. Luz elétrica, 70% é imposto. Gasolina, 60% é imposto. Na média, sempre que você comprar alguma coisa, 50% é imposto. 

Voltando então para o seu caso: você tinha recebido cerca de 2.800 reais na conta, certo?  Depois de gastar este dinheiro com as compras, nada menos do que 1.400 reais, ou seja, 50% foi para o governo na forma de impostos embutidos nos produtos. 

Se não fossem os impostos, você teria comprado o dobro das coisas. 

Resumindo a história: a empresa gastou 6.000 reais com você, deste total você conseguiu comprar produtos e serviços no valor real de apenas 1.400 reais. Ou seja, você ficou com apenas 23% do valor que produziu com o seu trabalho duro e o governo levou 77% sem fazer nada. 

É uma montanha imensa de recursos que sai do bolso de quem produz e vai para o governo. E o que acontece com todo este dinheiro?  Será a que os cidadãos recebem de volta alguma coisa que valha a pena? Infelizmente, nós sabemos que não. 

Uma parte enorme do dinheiro é roubada. Quadrilhas inteiras de políticos, funcionários públicos, juízes passando a mão no dinheiro, obras superfaturadas, mensalão, parentes ganhando salários de marajás fazendo a festa com os seu dinheiro. 

Outra parte do dinheiro é desperdiçada. Um governo com gente demais, com burocracia demais, gastos demais e resultados de menos. 

A população que produz no Brasil está sendo massacrada por impostos altos e governo ruim. 

Como resolver o problema? Para consertar o Brasil é preciso consertar o governo brasileiro. Isso exige que os políticos votem leis boas. É possível conseguir isso deles? 

Uns falam em fazer manifestações de rua, passeatas, pressionar os políticos. Isso tudo é muito bonito, mas na prática não vai funcionar.  Político não liga para manifestações nem cartas. Eles sabem que as pessoas esquecem rápido. Políticos só querem saber de uma coisa. Você está pensando na palavra roubar, né? Pode até ser, mas para isso ele precisa de uma coisa que ele não consegue sozinho. Só você pode dar isso para ele. Politico precisa de voto. Mesmo o mais bandido dos bandidões precisa que votem nele para se eleger. Politico sem voto é igual a mato sem água, seca e morre. 

Mesmo que tenham poucos políticos que valham a pena, se vocês regarem estes eles irão crescer e ficar mais importantes. E virão outros. Demora um pouco, mas não tem outro jeito. A única forma de consertar o Brasil é eu, você, todo o mundo votar nos bons políticos e parar de votar nos ruins. Simples assim. Você não precisa levantar um dedo nem sair da sua rotina atual. O problema disso é como escolher. Como saber ver no monte daqueles caras sorridentes quais são os honestos e quais são os bandidos”.
(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário