quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

DESGOVERNO EXIGE PIZZA PARA PIZZOLATO

MINISTÉRIO QUER PEDIR A EXTRADIÇÃO NEGADA À ITÁLIA, NO CASO BATTISTI



Por: Naira Trindade

O governo brasileiro vai pedir a extradição do mensaleiro foragido Henrique Pizzolato. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou nesta quarta-feira (5) que vai dar início ao processo de extradição do ex-diretor do Banco do Brasil. O anúncio de Cardozo pode se transformar em mera declaração política: na prática, o pedido pode ser negado, uma vez que os governos, inclusive da Itália, não extraditam nacionais, e Pizzolato tem nacionalidade italiana. Além do mais, ao acolher como “refugiado político” o terrorista Cesar Battiti, negando o pedido de extradição formulado pelo Estado italiano, o Brasil perdeu a credibilidade e até a “moral” de agora se credenciar à extradição do foragido Pizolatto.
Cardozo exaltou, durante entrevista coletiva nesta tarde, o trabalho da Polícia Federal na prisão. “É uma resposta às críticas de que o governo não estava investigando o caso, que havia um acumpliciamento. A prisão do Pizzolato demonstra a competência da PF, a forma republicana de sua atuação, seja com quer for, disse.
Pizzolato só foi detido na Itália por cometer o crime falsidade ideológica. Ele usava o passaporte do irmão falecido dele, Celso. Na tramitação do processo de extradição, o Ministério da Justiça vai informar o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a prisão do mensaleiro, e o STF deve pedir a extradição, que será encaminhado entre o governo brasileiro e o italiano. Caso a extradição seja negada, o governo quer o Pizzolato seja julgado na Itália, o que também pode ser negado.

Um comentário: