quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

PGR FINALMENTE VAI INVESTIGAR ORIGEM DE DOAÇÕES A MENSALEIROS

PROCURADOR INVESTIGA A ORIGEM DO DINHEIRO ARRECADADO

mensalao1

Por: Rodrigo Vilela

A Procuradoria Geral da República está investigando as doações feitas aos mensaleiros para pagar a multa imposta aos condenados no processo do mensalão. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou hoje (5) que o Ministério Público em São Paulo está à frente das apurações.
O procurador ressaltou que não é ilegal fazer doação, mas é preciso saber de onde vem o dinheiro. “Qualquer um pode fazer a doação. O que a gente quer compreender é a origem do dinheiro. Os cidadãos podem doar, isso não tem nenhum problema, não há nenhum ato ilícito nesse fato, mas o que se quer ver é se trata-se mesmo de doações ou não”.
As declarações de Janot vão ao encontro à postura do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Ontem (4), o ministro considerou ser “muito esquisito” os mensaleiros terem conseguido o valor da multa em tão pouco tempo. Mendes ainda cogitou a possibilidade de lavagem de dinheiro, “será que não há um processo de lavagem de dinheiro aqui?”, questionou o ministro.
A advogada de Delúbio Soares, Maria Leonor Poço Jakobsen, afirmou que 1.668 militantes petistas doaram para “vaquinha” do ex-tesoureiro e a arrecadação total ultrapassou R$ 1 milhão, uma média de R$ 599,52 por doador. Parece que Gilmar Mendes tem razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário