sábado, 29 de maio de 2010

Não sabia ou não entendeu? Malandragem ou incompetência?


IMPORTANTE: Esclarecimento sobre a carta enviada por Obama a Lula provoca reunião urgente para desmentir as declarações do governo brasileiro.

Reportagem do Estadão confirma que os Estados Unidos qualificaram o acordo mediado por Brasil e Turquia de “inaceitável” e que a carta enviada pelo presidente Barack Obama ao presidente brasileiro não se consistia em “instruções para negociação”.
O acordo foi rejeitado sob o argumento de que não resolvia o problema de o Irã, muito pelo contrário, permite que continuem enriquecendo urânio.
O Irã já tem um estoque de urânio muito maior do que em outubro, quando outros governos fizeram proposta parecida.
Altos funcionários do governo americano, incluindo Hillary Clinton, disseram, em entrevista, que “nunca pediram aos brasileiros que saissem negociando em nome dos americanos” e que há haviam discutido “longamente” sobre isso, em fevereiro, com Lula e Amorim.
Parece que nenhum dos dois entendeu, por isso logo surgirão com a velha desculpa esfarrapada de que “não sabiam”.

Reações. Alfredo Valadão, do Instituto de Estudos Políticos de Paris adverte que a diplomacia brasileira interveio em um tema desconhecido do país, provocando mal-estar em parceiros históricos. “No Irã, o Brasil foi além da retórica e atrapalhou toda uma estratégia internacional e uma manobra diplomática importante”, disse. “Por que demonstramos mais confiança em Mahmoud Ahmadinejad do que em Obama, na democracia americana ou francesa?”

Para o diretor da Faculdade de Economia da FAAP, Rubens Ricupero, “as relações bilaterais ficaram agora mais complicadas”. “É um acordo que toca em tópicos muito sensíveis”, diz.


Lula está deixando o mundo mais perigoso, acusa Hillary Clinton.

Está estampado nas páginas do El País.
A declaração de Hillary Clinton é reveladora: " temos dito ao presidente Lula e ao chanceler Celso Amorim que fazer com que o Irã ganhe tempo faz com que o mundo seja mais perigoso...Vamos seguir insistindo que os iranianos estão usando os brasileiros para ganhar tempo".

Que diferença escandalosa entre um país que é referência de Democracia, onde seus assuntos são tratados abertamente, com transparência e clareza nas informações, e um aprendiz de democrata, que ainda acredita em teorias conspiratórias, que tem uma população que dá crédito ao que "ouve falar", sem provas nem fundamento.
Internamente, esse tipo de estratégia maldosa pode funcionar, porque as pessoas aqui engolem tudo sem refletir ou questionar, mas no cenário internacional essa política infantil não passa de um fiasco.

Vejam matéria completa: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,eua-acordo-obtido-pelo-brasil-no-ira-e-inaceitavel,558562,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário