sexta-feira, 14 de maio de 2010

Reivindicando Valores

Nunca na história do nosso país se falou tanto nos números da economia, como também jamais o nosso povo adorou tanto o dinheiro sobre todas as coisas, acima da honra, da honestidade, enfim, dos valores que estão se apagando como querem apagar os fatos históricos recentes.
Mas uma reação importante vem de onde menos se espera, justamente de quem depende dos índices da economia, mas sabe que nada frutifica apenas com bens materiais e o lucro.

deu em o globo
Reivindicando valores

De Merval Pereira:

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, será hoje o primeiro dos presidenciáveis a receber o tradicional documento da Associação Comercial do Rio de Janeiro contendo as reivindicações dos empresários do estado.

Ao contrário, porém, dos documentos empresariais desse tipo, que tendem a ser uma lista dos projetos ou reivindicações tópicas, o presidente da Associação Comercial, José Luiz Alquéres, quis que esse começasse por defender "o tipo de sociedade em que a gente quer viver", e por isso destaca cinco "valores fundamentais" que seriam a base de um programa de governo.

LIBERDADE — de expressão, de credo e de iniciativa em toda a sua amplitude, base para a formação de uma estrutura social baseada na plena realização das potencialidades individuais;

SOLIDARIEDADE — no empenho em reduzir todas as formas de desigualdade;

JUSTIÇA — efetiva, rápida na proteção dos direitos fundamentais das pessoas e da sua liberdade;

SUSTENTABILIDADE — integrada nos aspectos econômicos, sociais e ambientais e expressa em compromissos e ações no âmbito nacional e internacional;

FELICIDADE E ÉTICA — que vem da confiança no futuro, na forma e na essência das ações que efetuamos no presente para dar significado à nossa vida.

Para Alquéres, "alguns aspectos" no momento causam certa preocupação, como a questão da liberdade e o que é que se sacrifica em nome dela.

Na concepção do documento, a liberdade deve ser temperada pela solidariedade, "uma maneira de corrigir as consequências da liberdade absoluta, um sentimento social que hoje predomina na sociedade capitalista".

Leia a íntegra do artigo em: Reivindicando valores
Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

Nenhum comentário:

Postar um comentário