Por que a polêmica das privatizações não funciona mais?
Em primeiro lugar porque o sucesso já foi comprovado, as empresas privatizadas cresceram, o governo arrecada mais impostos e a concorrência benificiou o consumidor, especialmente no caso da telefonia.
E o governo atual o que fez?
Deu continuidade ao processo e foi além.
Continuou privatizando bancos, estradas,...
O caso da saúde, completamente abandonada pelo governo, está sendo conduzida pelo setor privado com a facilidade de acesso aos Planos de Saúde.
Como foi, também, o PROUNI, que privatizou o ensino universitário.
Agora o governo parte para a privatização da Habitação.
Há um artigo interessante de um jornalista prevendo o fim da CDHU, um programa habitacional do estado de São Paulo, que já entregou milhares de residências à população carente.
A matéria critica o programa paulista, pois na CDHU o próprio poder público costuma construir casas, enquanto aplaude a privatização da habitação, que está fazendo a alegria das empreiteiras.
Confiram:
"_Do lado do “Minha Casa”, definem-se as condições econômicas necessárias para viabilizar o projeto, com atribuições claras para cada parte: governo federal garantindo financiamento barato
(BARATO?- O PREÇO DOS IMÓVEIS SE MULTIPLICARAM)
e um conjunto de medidas de isenção tributária; governo municipal reduzindo IPTU; setor privado (sem nenhum controle estatal, como no caso do CDHU), indo atrás de projetos e terrenos, negociando com prefeituras; finalmente, o governo federal (através da CEF) analisando os projetos e liberando recursos de acordo com as boas técnicas bancárias."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário