sábado, 20 de agosto de 2011

A Defesa da Governabilidade

Pedro Simon, FHC e a defesa da governabilidade
Por Mara Montezuma ASSAF

Duas situações aparentemente sem nenhuma conexão entre si... mas só aparentemente.

1 - No Congresso uma frente parlamentar, um tipo de aliança do bem é formada sob inspiração do senador Pedro Simon, para constituir uma base de apoio suprapartidária que dará o suporte necessário à presidente Dilma para que ela possa levar avante sua faxina (apesar de compulsória) e ser alvo de admiração de todos os brasileiros.

2 - Em conversas reservadas com dirigentes do PSDB o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tem defendido que o partido dê apoio à presidente Dilma no combate à corrupção.
Na visão de FHC, se Dilma for alvo das críticas da oposição neste momento, ela se tornará refém dos setores mais retrógados de sua base aliada no Congresso.
(e quem escolheu estes aliados foi Lula e o PT... ora).

Lindo! Fico encantada com tanto espírito solidário, com tanto empenho de colaboração desinteressada que Dilma encontra neste momento por parte de alguns políticos no Congresso mas principalmente da oposição... do PSDB na pessoa de Fernando Henrique.

Tal atitude me remete aos tempos mais quentes do mensalão, quando a TV Senado nos mostrava os discursos enfurecidos de senadores como Pedro Simon e Arthur Virgílio, pedindo a cabeça dos responsáveis por aquele que até hoje é o maior escândalo de corrupção da nossa História.

Eu assistia vidrada no teor das falas, acreditando que a justiça seria feita.
De repente, de um dia para outro, o discurso do senador Arthur Virgílio e de Pedro Simon mudou radicalmente: passaram a defender a tal da governabilidade... e graças ao PSDB e a peemedebistas como Pedro Simon todos os mensaleiros estão salvos, o cabeça ficou bem oculto, e muitos dos acusados estão por aí, reeleitos, agindo na política... sujando por onde passam, e a Dilma, empurrada pelas denúncias muito "inoportunas" da mídia é obrigada a faxinar!

Ora, será possível que novamente o PSDB vai colaborar para que um presidente petista se salve dos apuros, e só se mantenha governando graças à uma mãozinha dos tucanos?

Desta vez a ajuda servirá também para aplainar o terreno facilitando ainda mais a volta gloriosa de Lula em 2014.
Será que merecemos assistir a tudo isso novamente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário