segunda-feira, 16 de julho de 2012

PIB POPULAR - "1,99" - PÉSSIMO PRESSÁGIO PARA O BRASIL

BRASIL EM LIQUIDAÇÃO



As redes sociais, há cerca de uma semana, começaram a "entoar" um mantra que mostra o quanto parte da sociedade está atenta à redução do crescimento da economia no Brasil e às questões fundamentais para a vida do brasileiro, com destaque para o caos na saúde, que é a expressão "13 dá azar". 


São pessoas que não se deixam enganar por falsos otimismos e os fatos comprovam essa realidade. A VEJA Online informa que o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo sua perspectiva para a economia mundial e pediu às autoridades monetárias ações fortes para combater os múltiplos riscos ao enfraquecimento da recuperação global. 


Na revisão trimestral do Cenário Econômico Global (WEO, na sigla em inglês), o FMI manteve a projeção de crescimento para a expansão da economia mundial em 3,5% em 2012, e reduziu de 4,1% para 3,9% a projeção para 2013, em comparação com a projeção divulgada três meses atrás.


No Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, os economistas consultados pelo Banco Central (BC) rebaixaram de 2,3% para 1,9% suas previsões médias para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, um índice que poderia ser muito diferente se tivéssemos um governo comprometido com a eficiência e o bom uso do dinheiro público.


O elevado índice de confiança na presidente, segundo pesquisas, poderia ficar abalado se certa informação chegasse ao conhecimento da maioria da população, o fracasso como empreendedora, omitido de sua biografia oficial, que foi o fiasco da loja de R$1,99.
O índice medíocre projetado pelos economistas (1,9), justamente na gestão de quem não conseguiu administrar nem uma lojinha de R$1,99, pode ser coincidência, mas é muito sugestivo.

Calcula-se que bilhões são desviados anualmente nos esquemas de corrupção. Mas o Senador Álvaro Dias apresenta outras causas para a estagnação de nossa economia: incompetência e ineficiência:

As dificuldades que a economia brasileira enfrenta e a ineficiência das medidas tomadas pelo governo federal para alavancar o crescimento da atividade econômica foram destacadas pelo senador Alvaro Dias em discurso no Plenário, nesta quarta. 
O Líder do PSDB relembrou que a previsão do mercado é de que cresceremos apenas 1,9% neste ano de 2012, e afirmou que crescem os sinais de que o modelo petista esgotou-se, já que o consumidor encontra-se “com a corda no pescoço” e não quer fazer novos endividamentos. 

“Não se sabe como o governo federal irá reagir à nova realidade da economia. Nos últimos anos, com Lula e depois com Dilma, o governo executou um samba de uma nota só, que agora está claramente desafinado. A situação do endividamento periga rumar para o descontrole. O nó apertou. Depois do Plano Real, nem um passo adiante foi dado. O governo ficou se alimentando dos frutos colhidos na safra do Real, mas eles estão se esgotando, e como o governo não tem competência para fazer reformas, corremos o sério risco da estagnação econômica”, alertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário