quinta-feira, 19 de julho de 2012

VÍTIMAS DO PT - QUEM SE IMPORTA?

"Era voz corrente na cidade que Gilberto Carvalho era o homem do carro preto, o cara da mala, que levava dinheiro da corrupção para o José Dirceu", disse ontem Mara Gabrilli, psicóloga, vereadora paulistana e deputada federal eleita pelo PSDB.


Quase nove anos depois do assassinato do prefeito Celso Daniel (PT), de Santo André, um sentimento de frustração a persegue. 
Filha do empresário Luiz Alberto Gabrilli, do setor de transportes, e autora da denúncia ao Ministério Público Estadual sobre arrecadação de propinas que teriam financiado caixa 2 petista, Mara cobra punição a empresários e políticos.
(...)


A ação que cita Carvalho foi instaurada pela juíza Ana Lúcia Xavier Goldman, de Santo André. 
O assessor de Lula é acusado de improbidade administrativa. 
(...)


Uma das vítimas da ação da quadrilha que teria se estabelecido na prefeitura é a família Gabrilli. 
Por mais de quatro décadas, Luiz Alberto, pai de Mara, conduziu a Viação Expresso Guarará. 
"Meu pai está com 75 anos, não fala, não anda e não come, mas está consciente. Quando a gente lembra aquele tempo de terror ele chora."

Tantas foram as pressões, e também as retaliações, que os Gabrilli deixaram a empresa. 
"Todo mês o Sérgio Sombra (segurança de Celso Daniel) vinha ao escritório da empresa, jogava o revólver na mesa e exigia a caixinha.
Minha mãe dizia para papai: "Luiz, leva um gravador, registra essas conversas e vá à polícia."
Mas o meu pai tinha medo.
Era uma gente muito violenta.
O objetivo era acabar com a empresa porque uma vez nos recusamos a pagar a caixinha.
Acabaram com a saúde do meu pai."

(...)

Em 2003, ela foi ao prédio residencial de Lula, em São Bernardo do Campo. 
"Ele me recebeu por 40 minutos, eu contei tudo.
Mas nenhuma medida foi tomada."

Leiam a íntegra da matéria de 2010 AQUI e, abaixo, artigo de Mara Gabrilli:

"A IMPRENSA QUE O PT ODEIA" 




Temeroso com o início do julgamento do mensalão, marcado para agosto, José Dirceu, um dos 38 réus do processo, não relutou em atacar a imprensa recentemente ao pedir para que estudantes da União da Juventude Socialista (UJS) saíssem às ruas para travar a batalha contra o monopólio da mídia.
Por que Dirceu, no auge de sua indignação com o que considera uma manipulação midiática, não acena para que esses mesmos jovens questionem o encontro de Lula com o ministro Gilmar Mendes e a tentativa desmoralizada de adiar uma ação esperada por toda a sociedade?
Pudera sua ansiedade pelo julgamento; Dirceu é um capítulo a parte nessa história. Ele fez parte do laboratório do que tempos depois seria chamado de mensalão. Afinal, consta nos autos que muito antes do assassinato do prefeito Celso Daniel, em 2002, Dirceu, na época presidente do PT, já se esbaldava com dinheiro desviado, oriundo da extorsão feita a empresários de Santo André. 
Meu pai foi um dos espoliados. Todo mês tinha sua empresa invadida por Sérgio Sombra, segurança de Celso Daniel. Ele jogava o revólver na mesa e exigia a “caixinha”.
Para o ex-prefeito de Santo André, os fins justificavam os meios – Celso considerava tal prática normal, contanto que o dinheiro da extorsão fosse para financiamento das campanhas do PT.
Meu pai inutilmente ligava para o gabinete de Gilberto Carvalho, na ocasião secretário de Governo de Celso Daniel, para alertar sobre a bandalheira na administração do município. Era debochado enquanto as ameaças aumentavam a cada dia. Ficou muito doente, foi obrigado a abandonar o que mais amava fazer: trabalhar. Emudeceu. Foi tirado de cena. No ano passado nos deixou. A mim restou uma sensação de impunidade latente no peito.
Pois bem, finalmente, o processo do mensalão está maduro e pronto a ser julgado. O povo espera por isso. Então saiamos às ruas, sim, mas para cobrar justiça. Fica aí o meu convite a José Dirceu e toda tropa mensaleira indignada com a mídia que os taxa de “ladrões”.
Pergunto-me qual seria o melhor emprego de adjetivo para designá-los. Corretos? Honestos? Injustiçados!?
São indissolúveis a liberdade de imprensa e a democracia. Então, caberá aos próprios veículos e à sociedade julgar esse poder social dos noticiários. Não cabe ao Estado fazer essa agenda setting.
Delúbio Soares, por exemplo, afirmou há pouco tempo, durante reunião com aliados, em Morrinhos, Goiás, que a imprensa já havia condenado a ele e a seu partido no julgamento do mensalão. O petista foi além e disse que a denúncia ao esquema de corrupção não passava de uma fantasia.
O discurso do ex-tesoureiro, esse sim fantasioso, é só mais uma das manobras (mal sucedidas) criadas pelo PT para desviar os olhos do povo e calar a voz da imprensa para os escândalos de corrupção do governo Lula. Esse, aliás, mais um dos protagonistas da origem de um dos maiores esquemas de corrupção da história de nossa política.
Não é por acaso que o ex-presidente tentou usar a CPI do Cachoeira como cortina para velar o julgamento do mensalão. Conheço bem essa manobra para desvirtuar a corrupção latente nas entranhas do partido de Lula. Senti na pele o desdém pelo qual o ex-presidente lida com a corrupção.
Fui a primeira pessoa a levar toda essa história ao conhecimento do Ministério Público de São Paulo e denunciar o esquema de corrupção depois da morte de Celso Daniel. Procurei o presidente Lula para contar que as retaliações continuavam no ABC e que algo precisava ser feito. Ele me recebeu em seu apartamento, ouviu toda a história, fez ares de surpresa – como se tudo aquilo lhe fosse novo. “Ele não sabia de nada….” Esse discurso perdura até hoje.
Durante encontro com Lula, vários jornalistas cercavam o local. Ao sair de seu apartamento, o presidente ordenou que um de seus assessores me determinasse a não dizer o teor que tratávamos. Sugeriu até que dissesse que o assunto era reabilitação.Tentou manipular-me para que não contasse a verdade à imprensa.
 Lula não calou-me. Na ocasião, já tetraplégica devido a um acidente de carro, presidia uma ONG para buscar qualidade de vida para pessoas com deficiência e não passava pela minha cabeça entrar para a política.
Hoje, depois de dez anos da morte de Celso Daniel, consigo enxergar um lampejo de esperança nesse lamaçal. Sei que o julgamento do processo não poderia estar em mãos mais brilhantes que a do presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto. Presenciei a leitura de seu relatório no julgamento em que discorreu sobre a origem da vida, o que culminou na liberação do uso de células-tronco embrionárias para pesquisas no Brasil. A decisão depositou luz a milhares de pessoas que aguardavam há anos tal deliberação, engendrando novas perspectivas científicas para o País. Jurista, transformou dados em poesia. Sua ética e transparência me levam a crer em um recomeço pautado na liberdade de imprensa, em uma política menos melindrada e mais honesta. Torço para que devolva o que meu pai não pôde ver, mas que muitos brasileiros ainda esperam: justiça.


VIDEO QUE REVELA A FARSA DE QUE LULA NUNCA SABE DE NADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário