quinta-feira, 19 de julho de 2012

Custo do investimento é o menor desde 1999


Autor(es): Por João Villaverde | De Brasília
Valor Econômico - 19/07/2012
 

O custo do investimento no Brasil é o menor desde 1999. Segundo estudo do secretário de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, o preço relativo dos investimentos caiu 2,81% entre 2010 e 2011, terminando, no ano passado, no menor patamar em 12 anos. De acordo com Holland, as medidas de desoneração tributária tomadas pelo governo neste ano somadas à redução dos juros continuaram reduzindo o preço relativo dos investimentos em 2012.
O secretário acredita que, a despeito da crise externa e dos indicadores de queda de confiança, o país está na "iminência de um novo surto de investimentos na economia, uma vez que os empresários estão, neste momento, apenas aguardando a consolidação do processo de redução das taxas de juros".
Para obter o cálculo do preço relativo dos investimentos, Holland estimou a razão entre o deflator implícito da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que contabiliza os investimentos em máquinas e equipamentos e em construção civil, e o deflator do Produto Interno Bruto (PIB). O deflator é um cálculo de inflação específico para cada indicador, por isso ele é diferente para o investimento e para o conjunto do PIB.
(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário