sexta-feira, 27 de julho de 2012

TUCANO LIDERA EM SANTOS

Paulo Barbosa (PSDB) mantém liderança

O candidato do PSDB, Paulo Alexandre Barbosa, mantém a liderança
e a diferença dos demais candidatos, conforme aponta a pesquisa
Boqnews/Enfoque, realizada após o início do período eleitoral

Fernando de Maria, BoqNews


 
A terceira pesquisa eleitoral Jornal Boqnews/Enfoque serve para mostrar que os efeitos das campanhas eleitorais - iniciadas em 6 de julho - ainda se mostram tímidas, mas suficientes para alterar alguns cenários. Os exemplos são a diminuição no número de indecisos, o desinteresse por parte do eleitorado em relação à política e a provável polarização de três candidatos para ver quem passará para um eventual segundo turno na disputa contra o candidato do PSDB, deputado Paulo Alexandre Barbosa. Ele se mantém na casa dos 39 pontos percentuais, o mesmo registrado na pesquisa anterior, realizada no início de junho, e que, mantido o ritmo, estará no segundo turno.

As fichas, portanto, serão lançadas efetivamente a partir de 21 de agosto, quando começará o horário eleitoral gratuito. Quem tiver mais para jogar, terá chances maiores de disputar contra o candidato do PSDB.

Pela pesquisa, o deputado Paulo Alexandre se manteve nos 39% na pesquisa induzida, mas cresceu especialmente na espontânea em relação à consulta anterior. Em junho, ele tinha 17,6% e agora surge com 24,4%. Foi quem mais cresceu nesta questão. Na pesquisa espontânea, o eleitor assinala o primeiro nome que vem à mente, sem necessidade de indução por meio de disco por parte do pesquisador.

Na comparação das pesquisas, as principais mudanças, no entanto, ocorreram no segundo bloco dos candidatos, envolvendo a deputada estadal Telma de Souza (PT), o deputado federal Beto Mansur (PP) e Sergio Aquino (PMDB).
 
Na pesquisa estimulada (com apresentação do cartão com os nomes dos nove candidatos), Telma permanece em segundo lugar com 18,6% (antes tinha 21%), enquanto Mansur cresceu de 8,8% para 11,2%, seguido bem de perto por Aquino, o candidato governista, que dobrou o percentual de intenção de voto, saindo de 5,4% em junho para 10,8%.

2 comentários:

  1. Ehhhh povo santista, irão votar no menos pior..
    Paulo Alexandre, herdeiro do velho e manjado Paulo Barbosa, vai levando a eleição em uma cidade que eu acreditava ser politizada.
    Ninguém merece os candidatos que se apresentaram para o pleito, mas Paulo Alexandre ganhando uma eleição é a pá de cal na inteligência política da terra dos Andradas.
    E eu, mais um ano pagando multa por não ir votar, desses que estão aí, nenhum deles merece meu deslocamento até o Sta Cecília para perder meu tempo mais uma vez anulando o voto.

    ResponderExcluir
  2. Mascate
    O Aquino está surpreendendo. Quem sabe não teremos o efeito Russomano na Baixada?
    Mas você iniciou o comentário citando o "menos pior, então, alguém tem que vencer e faço questão de contribuir com meu voto para não correr o risco de que vença o (a) pior.

    ResponderExcluir