sábado, 21 de julho de 2012

SE VIRA NOS TRINTA



Acabei de ler a matéria de um jornalista famoso que inicia assim:

"Para o paulistano, José Serra é um livro aberto. Praticamente 100% dos eleitores da cidade de São Paulo declaram conhecê-lo..."

E continua com seu "isentismo" (ou suposta isenção), desqualificando como pode a candidatura Serra à prefeitura de São Paulo.

O mesmo tom poderia ser usado contra Haddad, mas são raríssimos os textos que ousam desafiar o poder e a truculência da máquina petista.
Vejam como ficaria o trecho a seguir, porém substituindo os personagens e usando as informações que correspondem ao "Menino MALUFINHO":

Cavalga um partido cuja hegemonia federal está na bica de completar aniversário de 12 anos. Com tudo isso, Haddad frequenta as últimas quatro sondagens do Datafolha em posição paradoxal e não encontra nas planilhas nenhuma razão para comemorarações. Mesmo com a sua candidatura imposta por quem acredita conseguir tudo o que quer, estacionou na casa dos 7%. Para quem pensa que pode tudo, é pouco, muito pouco, pouquíssimo. É como se o eleitor gritasse para o candidato e para seu padrinho: ‘A mim é que vocês não enganam’.

Enquanto isso, no twitter, outro renomado profissional da imprensa também diz apostar que Haddad, atualmente embolado com os últimos colocados, segundo as pesquisas, irá para o segundo turno. Isso não é análise jornalística, é torcida e muito descarada.

Se o primeiro afirma que Serra vive a crise dos 30 (a renitência dos 30%), o segundo esquece que o PT nunca consegue superar os 30% de seu eleitorado em São Paulo, por esse motivo não conhece a vitória há muito tempo. Em São Paulo não supera os adversários nem nas eleições á presidência da República e Marta Suplicy, vitoriosa no ano 2000, conseguiu se eleger prefeita somente porque os tucanos decidiram apoiá-la para não correr o risco de amargar a vitória de Maluf, atualmente aliado número UM do PT.

José Serra ao menos já garantiu os 30% por cento dos que sempre votam nos tucanos, está pronto, portanto, para correr atrás dos votos dos indecisos.

Haddad , porém, está há léguas de distância dos 30% dos votos petistas, por isso sua campanha tem esse primeiro desafio antes de pensar em vencer a disputa, conquistar essa parcela do eleitorado fiel ao partido. É um verdadeiro "Se Vira nos Trinta".

Um comentário:

  1. Adoro essa imprensa livre. Muito bom que tenham opinião própria. Zé Zuis...

    ResponderExcluir