domingo, 5 de maio de 2013

COINCIDÊNCIAS NOS CASOS ERENICE E ROSEGATE

Secretaria-Geral tentou abafar investigação da Casa Civil sobre Rose Noronha, diz Veja 

Segundo a revista Veja, a Secretaria-Geral da Presidência tentou sabotar investigação da Casa Civil

GUSTAVO URIBE - o globo


Rosemary Nóvoa Noronha, ex-chefe do gabinete da Presidência em São Paulo

A sindicância aberta pelo governo federal para apurar denúncias contra a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha foi questionada pela própria Secretaria-Geral da Presidência da República, para quem não caberia ao Ministério da Casa Civil investigar a funcionária denunciada por corrupção passiva e tráfico de influências. Segundo reportagem publicada pela “Veja”, a Coordenação-Geral de Correição (Coreg), órgão subordinado à Secretaria-Geral, instaurou um processo de investigação paralelo ao da Casa Civil, para o qual apontou uma série de ressalvas e advertências ao trabalho da sindicância.

VEJA TAMBÉM
PSDB também quer íntegra da investigação sobre caso Rosemary

Oposição pede cópia de sindicância sobre caso Rosemary
Rosemary Noronha se hospedou em embaixada em viagem não oficial, diz revista
Comissão de Ética junta sindicância de Adams com Operação Porto Seguro
Infográfico mostra linha do tempo da Operação Porto Seguro
Um documento produzido pela investigação paralela, que foi obtido pela revista, argumenta que a competência de investigar a funcionária era da Secretaria-Geral, e não da Casa Civil, e apontou supostas incoerências na redação da portaria que autorizou a abertura da sindicância. Ele também cobrou o direito de Rosemary Noronha ao contraditório. As ressalvas não foram levadas em conta pelo Palácio do Planalto, que deu prosseguimento à sindicância da Casa Civil. A investigação, que teve início em novembro, resultou na instauração de um processo disciplinar contra a funcionária por enriquecimento ilícito.
Segundo a publicação, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, teria autorizado a abertura da investigação paralela, que seria conduzida como um procedimento burocrático normal. O coordenador-geral da Coreg, Torbi Rech, justificou na época que a apuração tinha como objetivo obter informações, acompanhar as apurações e orientar os órgãos envolvidos na sindicância da Casa Civil. Em 2010, Torbi Rech presidiu a sindicância que livrou a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra de acusações de tráfico de influência.
Em sua defesa, a Secretaria-Geral disse que não interferiu nos rumos da investigação, não requereu documentos da sindicância e não usou argumentos jurídicos para fragilizar a investigação. Para a pasta, a investigação paralela é um procedimento comum de acompanhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário