sexta-feira, 31 de maio de 2013

IDEOLOGIA DA MORTE ESTIMULA A VIOLÊNCIA PARA ACABAR COM O DIREITO À PROPRIEDADE

Índio morre em reintegração de posse de fazenda invadida. Os culpados morais ao menos são os padres de tacape, a Funai e o Ministério da Justiça. A PF só cumpriu sua obrigação legal

Por Reinaldo Azevedo
Já narrei em dois posts (aqui e aqui) as barbaridades em curso no Mato Grosso do Sul. A Funai se tornou um poder soberano no Brasil para extinguir, quando lhe dá na telha, a propriedade privada no campo. 
O caso da fazenda Buriti, na cidade de Sidrolândia, é emblemático. A família tem o título de propriedade, devidamente registrado, legalizado, jamais questionado, desde… 1927! De novo: a família Bacha (o atual proprietário é Ricardo) é dona da terra há… 86 anos.
Ocorre que, em 2010, um Poder Soberano chamado Funai decretou: a área em que está a terra pertence aos índios terenas. Pelas regras em vigor — em grande medida, a questão ficará nas mãos de Luís Roberto Barroso, futuro ministro do STF (explicarei em outro post por quê) —, a Funai amplia a área de uma reserva quando lhe dá na veneta. E as propriedades, cidades, vilas etc. que estiverem na área que se danem. Não é problema da fundação. 
Muito bem! Os terenas invadiram a fazenda Buriti abusando da violência, com o uso de armas. 
No apoio moral — é preciso ver se logístico também —, estavam a própria Funai e o Cimi (Conselho Indigenista Missionário). Para variar, há padre rezando em altares não muito pios… Ricardo Bacha conseguiu uma primeira liminar de reintegração de posse. Foi suspensa porque se apostou em uma negociação. Não aconteceu. Conseguiu uma segunda. A Polícia Federal teve de executar a ordem. 
Os índios estavam armados. Atiraram contra a PF. Houve reação. Um índio morreu.
E agora? Sim, matou o índio quem atirou, não há dúvida. Tudo indica que isso aconteceu enquanto os policiais se defendiam. Será preciso apurar direito o caso. 
Os responsáveis morais, no entanto, por esse desfecho são a Funai, o Cimi e, é preciso deixar claro, o Ministério da Justiça, cujo titular é José Eduardo Cardozo, o Garboso, que, até agora, não moveu uma palha para conter os arroubos da Funai, cuja titular é Marta Maria do Amaral Azevedo, uma, por assim dizer, fanática da causa indígena, pouco se importando com as consequências. É ex-mulher de Paulo Maldos, secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República. Já contei aqui quem é ele. Esse operador de Gilberto Carvalho é um dos esteios da radicalização da “luta dos índios contra o agronegócio”. 
Ainda ontem, ao escrever sobre o crescimento pífio da economia do primeiro trimestre do ano na comparação com o trimestre anterior (só 0,6%), lembrei que a agropecuária, que cresceu mais de 9%, livrou o país do desastre, embora seja o setor da economia mais perseguido pela banda extremista do PT.
Digamos que a questão já estivesse realmente definida e que a área fosse, finalmente, definida como indígena. A questão se resolverá com a invasão, estimulada por padres de tacape e apoiada, na prática, pela Funai? Nada disso! Os atuais proprietários teriam de ser devidamente indenizados. Mais: se a Funai acha que os índios brasileiros — pouco mais dos 300 mil que moram em reservas já dispõem  de 13% do território brasileiro) — têm de ter mais terra, que o governo se organize, então, e compre as propriedades. O que não é possível é usar a caneta para ampliar supostas áreas indígenas da noite para o dia.
Mais: essas demarcações, já está demonstrado, são escandalosamente fraudulentas. O caso do Paraná é impressionante. A Funai indicou 15 áreas para a demarcação. Estudo da Embrapa comprova a fraude dos laudos antropológicos. Em nenhuma delas — NENHUMA! — ficou evidenciada a presença de índios. Os mais antigos, pasmem!, chegaram a uma das áreas em 2007. Em cinco delas, só começaram a aparecer indígenas… no ano passado!!!
“Ah, mas tudo era dos índios”… Tá, eu sei. Então mandem desapropriar também o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, o Palácio da Justiça… Vamos entregar tudo e renunciar a 513 anos de história. A Casa Civil está empenhada em envolver mais áreas da administração no processo de demarcação de áreas indígenas, já que esse não é um problema só dos índios, mas de todos os brasileiros.
Os 13% do território brasileiro que estão à disposição dos índios são pouca coisa? Os que habitam essas áreas vivem como? São comunidades autossustentáveis ou dependem da caridade oficial? Como é, de verdade, a vida da esmagadora maioria dos índios das reservas? Eles trabalham, exercem alguma atividade produtiva? Dedicam-se, ao menos à caça e à pesca, chamando o trovão de Tupã e a Lua de Jacy? 
Como afirmou o líder de uma etnia que teve de deixar Raposa Serra do Sol, premido pela miséria, por que a Funai ainda acha que índio quer viver com a bunda de fora? Digamos que a fazenda Buriti e a área de 20 outros municípios da região se tornem reserva. O que acontecerá com a produção de alimentos? Será mantida? A experiência indica que não. Por isso, a questão não pode ficar restrita à Funai. É preciso, quando menos, envolver no debate os Ministérios da Agricultura e das Cidades.
Agora vai começar a gritaria e a retórica do martírio. Abaixo, há um vídeo que está na Internet, produzido por algum “amigo dos índios”. Ali, um cacique faz a sua narrativa e coisa e tal. 
Estava na cara que esse negócio terminaria mal. E pode ficar ainda pior.

4 comentários:

  1. ainda bem que quem morreu foi um indio pilantra de capital. E quem disse que o PT nao lambe os dedos nisso ??? Com uma forcas armadas dessa, temos so' que chorar. Isso e' o comunismo, isso sao os esquerdistas. Tambem como exemplo, o lula preto,,,OBAMA. Quando o Lula disputou com Color, meu pai disse,,," se Lula ganhar, o Brasil tera' um retrocesso de mais de 20 anos. E ele continuou " tudo que Lula toca,,,apodrece ". Na e'poca, eu com cerca de 22 anos e ja' casado, sabia da infelicidade dos que viviam sob o comunismo. Meu pai fana'tico por livros diversos, nao parava de comprar qualquer um que relatasse fugas desse regime medieval, mas nunca ficcao, sempre real. Sou do interior de Pernambuco. Uma cidade grande, mas naquele tempo nao tinha muita diversao. E ler aventuras reais me fascinava. Meu pai nunca foi militar ou poli'tico. Era um simples administrador de um fa'brica. Mas seria um grande poli'tico, sem du'vida. Quando ele se referiu ao Lula eu disse, - mas ele nao vai ganhar, e' muito pequeno diante do Collor,,,ai meu pai disse " so' que ele nao vai parar por ai, voce nao conhece a mente comunista " Meu pai desencarnou em acidente de carro a' anos. Como gostaria de estar com ele ainda,,, so' pra dizer,,," porra,,,pai,como o sr. tinha razao ",,,eu nao tinha entendido essa frase ao pe' da letra. Hoje estamos nessa situacao que so' o Exercito resolvera',,,,mas um exercito com generais e nao papagaios. Como nossas Forcas Armadas que estao mais para uma "Associacao de Funciona'rios Pu'blico " do que para a missao que lhes confere,,,,volto a dizer ja' era,,,ja' era irmaos,,, a foice entrou demais na carne,e nosso exercito e' conivente. Tenho lido demais, depois da era PTista, sobre subida de comunistas ao poder no mundo,,,seguem a mesma regra,,,a mesma manha dos que conseguiram. Manuais nao lhes falta. O que o Lula fez de mal ao brasil, desde antes de ser eleito presidente na mutreta, ate' hoje,,, se fosse julgado por um tribunal se'rio,,,,seria enforcado. Nunca nosso pai's teve um traidor a altura de Lula e Dilma. Dias piores virao, e o exercito e' o responsa'vel, por saberem, e serem coniventes. - Desabafo de um leitor assi'duo do blog. Betopernambuco

    ResponderExcluir
  2. Agradeço muitíssimo o comentário e sua participação no blog. Isso me anima a continuar, pois você está certíssimo quando diz que todos estão rendidos, inclusive as Forças Armadas, e só penso que vale a pena manter um espaço contra a maré porque ainda há cidadãos que merecem todo o nosso empenho no combate a essa podridão que se instalou no país.
    Saiba que eu tive familiares envolvidos com a guerrilha, mas a família nunca os considerou heróis, não. Muito pelo contrário. Vivíamos sob clima de terror porque eram muito violentos e, para esse pessoal, a vida não valia nada, nem a dos familiares.
    O sentimento é de revolta, mesmo sabendo que entra nessas quadrilhas quem quer, mas é verdade que os estudantes e muita gente das igrejas foram seduzidos pelo discurso que prometia milagres, assim como os índios estão sendo usados como massa de manobra para fazer parte da milícia armada do partido contra quem tem patrimônio e quem produz. Logo será tudo confiscado usando esse tipo de pretexto, como a vingança eterna contra os "colonizadores".
    Ainda teremos guerra civil ou teremos que nos conformar a viver como marionetes, tendo direito apenas à ração distribuída pelo governo e uma esmola para gastos pessoais, como vivem os cubanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que tenho que lhe agradecer por fazer mais que eu, nessa luta contra a sombra escura que paira sobre o Brasil e nossas cabecas. Estamos num ponto que so' a forca das Forcas Armadas teria poder pra afastar essa nuvem negra e fazer o sol brilhar novamente,,,O exercito nao e' mais verde oliva,,,,e' verde melancia como na Venezuela. So' com elas nos livraremos,,,mas so' atravez de muita pressao, e bota pressao nisso. Pois os exercitos de hoje na america Latrina, nao servem para o pais, e sim para assegurar o poder de quem estar no poder. Abracos e obrigado.

      Excluir
  3. Este vídeo mostra que os indios estão sendo manipulados por comunistas, inclusive tem um cidadão gritando palavras de ordem que não tem nada de indio, inclusive está de barba, e desde quando indio tem barba?

    ResponderExcluir