terça-feira, 15 de abril de 2014

DILMA TEM RAZÃO - ESTÃO DESTRUINDO A IMAGEM DA PETROBRAS

Dilma: “Querem destruir a imagem da Petrobras”. Eu concordo! E não só a imagem…Rodrigo Constantino

Fonte: GLOBO













Ao lado da presidente da Petrobras em cerimônia de lançamento de um novo navio em Pernambuco, a presidente Dilma disse que vai investigar e punir “malfeitos” na estatal, e que também vai defendê-la daqueles que querem destruir sua imagem. Ela disse:
Está errado quando alguns dizem que a Pretrobras está perdendo valor, quando distorcem análises para transformar eventuais problemas conjunturais de mercado em supostos fatos irreversíveis e definitivos. [...] Não ouvirei calada a campanha negativa dos que, por proveito político não hesitam em ferir a imagem da nossa empresa. A Petrobras é maior do que qualquer um de nós. A Petrobras tem o tamanho do Brasil. [...] Não podemos permitir – é bom dizer isto – como brasileiros que somos, que defendem este país, que se utilize ações individuais e pontuais – mesmo que graves, para destruir a imagem de nossa maior empresa, nossa empresa mãe. Ou para tentar confundir quem de fato trabalha a favor e quem trabalha contra a Petrobras.
De fato, há muita gente tentando destruir a imagem da Petrobras. Na verdade, não só a imagem, como a empresa toda mesmo. Mas quem seriam esses golpistas, esses agentes da destruição infiltrados na maior empresa nacional, patrimônio do povo? Os tucanos? Os “conservadores”? Os agentes da CIA?
Nada disso. São os petistas mesmo. Ou a presidente Dilma acha que é invenção da imprensa a prisão de um importante diretor da estatal sob o comando de seu governo? Seria tudo isso apenas “problemas pontuais”? Quem foi que inventou que a Petrobras está perdendo valor? Especuladores insensíveis do mercado financeiro? Um simples problema conjuntural? Vejamos:

PETR4. Fonte: Bloomberg
Como fica claro, não se trata de um “problema conjuntural” ou de algum movimento especulativo localizado. É uma clara tendência de destruição de valor da estatal sob a gestão Dilma. E vale notar que o repique recente ocorreu justamente porque Dilma caiu nas pesquisas eleitorais, ou seja, os investidores brasileiros e estrangeiros foram às compras da ação da estatal na maior esperança de que Dilma perca em outubro.
E não é para menos! A única coisa que aumenta na Petrobras durante o governo Dilma é a dívida. A produção cai, o rombo do fluxo de caixa sobe como resultado. Some-se a isso os escândalos de corrupção, com a Polícia Federal tendo de entrar na sede da companhia para levar material para investigação, ex-diretor preso e 27 outras pessoas indiciadas, tem-se o quadro completo de destruição da maior empresa brasileira. Quem prejudica a Petrobras?
O candidato tucano Aécio Neves, ao garantir que tirará a Petrobras das “garras” do PT, resumiu bem a situação:
Está na hora de a presidente da República devolver limpo o macacão dos funcionários da empresa. Quem está sujando a imagem da Petrobras é o PT, que estabeleceu o aparelhamento através da irresponsabilidade, que resulta na prisão de diretores em operações da Polícia Federal.
Não dá para discordar de Dilma: querem mesmo destruir a imagem da Petrobras. Querem até mais! Querem destruir a Petrobras inteira. Mas se Dilma deseja encontrar um culpado, seria melhor começar a busca pela manhã, na hora de escovar os dentes e passar o óleo de peroba, digo, a maquiagem…
Rodrigo Constantino

Nenhum comentário:

Postar um comentário