domingo, 6 de abril de 2014

IPEA APARELHADO E DEGRADADO

O Ipea, Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, sempre manteve um padrão mínimo de seriedade e competência durante décadas, independentemente dos governos de turno. Mas começou a ser degradado e aparelhado na era petista. 

Agora, foi contaminado pela síndrome da inépcia total do governo Dilma. Fez uma pesquisa sobre a prática de violência contras mulheres e disse que 65% dos entrevistados concordavam total ou parcialmente com a frase: "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". Isso foi divulgado e gerou declarações, artigos, até discursos indignados pelo machismo da população brasileira. Confesso que não acreditei nos números. Achei que a pesquisa tinha sido mal feita. E foi. O número verdadeiro é 26%, não 65%. .

Erraram nos gráficos, nas perguntas e na amostragem. O aparelhamento e a burrice do governo contaminaram até esse instituto. É o efeito contágio.
*
O ex-governador de São Paulo e candidato na última eleição para Presidência da República, José Serra (PSDB), fez duras críticas ao governo federal e ao Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) pelos dados errados divulgados na pesquisa sobre a violência contra as mulheres. “É o efeito contágio”, disparou, em mensagem publicada hoje em redes sociais.
O Ipea é ligado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência. Na opinião de Serra, o instituto manteve um padrão mínimo de seriedade e competência nas décadas passadas, independentemente dos governos no poder. No entanto, “começou a ser degradado e aparelhado na era petista” acusou o tucano. “Agora, foi contaminado pela síndrome da inépcia total do governo Dilma”, completou.
As críticas foram feitas após o Ipea informar que 65% dos brasileiros concordam, total ou parcialmente, com a afirmação de que “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”. No entanto, o dado correto é 26%. A pesquisa gerou repercussão no Brasil, com depoimentos da própria presidente Dilma Rousseff condenando o machismo e a violência contra as mulheres.
“Isso foi divulgado e gerou declarações, artigos, até discursos indignados pelo machismo da população brasileira. Confesso que não acreditei nos números. Achei que a pesquisa tinha sido mal feita. E foi”, criticou Serra. “Erraram nos gráficos, nas perguntas e na amostragem.” (Circe Bonatelli/Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário