quarta-feira, 18 de junho de 2014

BRASIL PIORA EM RANKING GLOBAL DE SEGURANÇA

Diego Braga Norte, Veja

Policiais observam cena de crime em Honduras

O Índice Global da Paz divulgou nesta quarta-feira um novo levantamento sobre os países mais seguros do mundo. Com estatísticas que mesclam o impacto da violência na economia, e considerando ainda fatores como índices de democracia, transparência, educação e bem-estar material, além do nível de militarização e atividades criminosas ou terroristas, a organização constatou que a Islândia segue como o país mais seguro para se morar.

Em contrapartida, a Síria apresentou uma drástica decaída em seus níveis de segurança e tomou a última colocação do ranking, ocupada anteriormente pelo Afeganistão. O Brasil caiu cinco posições no ranking em relação ao ano passado e ocupa a 91ª posição entre os 162 países analisados. No total, o índice é composto de 22 indicadores qualitativos e quantitativos.

Atrás de Bolívia e Guiana, por exemplo, a economia brasileira sofreu um impacto de 117 bilhões de dólares causado pela violência, conforme dados do estudo. Segundo Steve Killiliea, presidente executivo do Global Peace Index (GPI), “na preparação para a Copa do Mundo, o Brasil viveu um aumento de manifestações violentas”. 


Vista de Vaduz, a capital de Liechtenstein
Micronação encravada entre a Áustria e a Suíça que tem apenas 35.000 habitantes, Liechtenstein registrou... ou melhor, não registrou nenhum assassinato em 2012. Sua taxa de homicídios foi zero. Aliás, o último assassinato registrado no país foi em 2010, quando a taxa de homicídios por 100.000 habitantes saltou para 2,8. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário