quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O LADO DOS HONESTOS ... E O OUTRO

O professor e historiador Marco Antônio Villa​ tem indagado constantemente "onde está a OAB?" diante de tantos descalabros que se tem notícia em nosso país. Pois eu pergunto ao Villa, já descobriu onde está a OAB? Está no twitter defendendo os encontros "fora da agenda" entre o ministro Cardozo e os advogados dos empreiteiros envolvidos no petrolão.

Enquanto isso, poucas vozes, como a de Villa, defendem a ÉTICA e a JUSTIÇA.
Abaixo, matéria com declarações de Joaquim Barbosa, também no twitter, que mostram que os argumentos tanto do ministro quanto da OAB são, no mínimo, questionáveis: 

JOAQUIM BARBOSA ATACA ADVOGADOS QUE RECORREM A POLÍTICOS

Diário do Poder

Barbosa afirmou, "Buscam corrompê-la. É tão simples assim", Foto: Nelson jr
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa criticou há pouco, por meio de sua conta no Twitter, a relação entre advogados e políticos. “Se você é advogado num processo criminal e entende que a polícia cometeu excessos/deslizes, você recorre ao juiz. Nunca a políticos!”, afirmou, por volta de 1h da madrugada desta terça-feira de carnaval.
Segundo ele, aqueles que recorrem à política para solucionar questões referentes ao mundo jurídico não têm objetivo de buscar Justiça. “Buscam corrompê-la. É tão simples assim”, comentou o ex-ministro, que se aposentou antecipadamente do STF em julho de 2014.
As críticas a advogados de defesa que recorrem a políticos foram feitas três dias após Barbosa defender, também por uma rede social, a demissão do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. “Nós, brasileiros honestos, temos o direito e o dever de exigir que a Presidente Dilma demita imediatamente o Ministro da Justiça”, escreveu.
As declarações do jurista se dão em meio a informações de que Cardozo teria se encontrado com advogados que defendem empresários envolvidos no suposto esquema de desvio de recursos da Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato. As reuniões não teriam sido publicadas na agenda oficial do ministro, o que levou a oposição a criticar a falta de transparência do ministro na condução dos encontros.
Ainda no fim de semana, Cardozo disse ao jornal O Estado de S. Paulo que só recebeu em audiência advogados da Odebrecht, como consta de sua agenda, e negou que tenha tratado da Lava Jato com Sérgio Renault, defensor da UTC, ou com advogados da Camargo Corrêa.(AE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário