sábado, 21 de fevereiro de 2015

TAPEAÇÃO E VIGARICE TÊM LIMITE

1f140a20-b129-11e4-8bb2-d31c62e10c65_10-02-2015-460x328

A conversa fiada de Dilma sobre o Petrolão avisa que, depois de 12 anos, chegou ao fim o estoque de tapeações e vigarices

Augusto Nunes
A interrupção do surto de mudez não teria sido tão desastrosa se a presidente tentasse desviar milhões de olhares concentrados na roubalheira do Petrolão recorrendo a qualquer das seis ideias de jerico arroladas na enquete em curso na coluna. Caso anunciasse o início das obras da Transposição das Águas do Rio Amazonas, por exemplo, Dilma Rousseff poderia induzir ao menos a vanguarda do coro dos contentes a acreditar que a inventividade dos conselheiros Lula e João Santana ainda dá para o gasto.
Mesmo a promessa de construir 6 milhões de creches até 2018, para compensar as 6 mil que não inaugurou nos últimos quatro anos, pareceria mais verossímil que a mágica de picadeiro reapresentada no abjeto palavrório desta sexta-feira: culpar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pelo escândalo do Petrolão. Para a faxineira que vive cercada de lixo, foi coisa de FHC a transformação da Petrobras numa usina de bandalheiras operada por quadrilheiros subordinados ao governo lulopetista.
Há dois dias, sob o título “Lula pariu a primeira ideia para adiar o desabamento do poste de terninho”, a charge do Alpino abaixo reproduzida mostrou o padrinho soprando aos ouvidos da afilhada a sugestão de 171: “Que tal a gente botar a culpa no governo anterior?” A bisonha tentativa de incluir o Petrolão na “herança maldita de FHC” transformou em profético um post que não pretendia ser mais que sarcástico.
Depois de 12 anos, o estoque de vigarices e tapeações chegou ao fim. Como sabem até os índios das tribos isoladas, os bebês de colo e os napoleões-de-hospício, o maior esquema corrupto de todos os tempos é uma realização instransferível de Lula e Dilma. Da produção à distribuição, do roteiro à escalação do elenco, da direção à maquiagem, da tabela de comissões e propinas ao recrutamento dos figurantes, tudo no Petrolão tem as digitais do PT e seus comparsas.
O mais ruinoso faroeste brasileiro será também um dos mais reveladores documentários sobre estes tempos estranhos. A devassa do Petrolão vai escancarando inexoravelmente os métodos de dominação aperfeiçoados pelo grande clube dos cafajestes que controla o país desde janeiro de 2003. Poucos são tão repulsivos quanto o que fez da corrupção institucionalizada um instrumento de eternização no poder federal.
A ilusionista de circo mambembe colidiu com as verdades expostas nosite de VEJA, começando pelas vigorosas réplicas de FHC e do senador Aécio Neves. Dilma jamais perde a oportunidade de desferir pancadas na própria testa, mas desta vez os estragos passaram da conta. Ao amparar-se no depoimento de Pedro Barusco para atirar em alvos irreais, por exemplo, a bucaneira sem chumbo nem mira chancelou todas as revelações feitas pelo ex-gerente executivo da Petrobras. Tiro no pé é isso aí.
Entre outras safadezas colossais, Barusco confessou ter abastecido os cofres do PT com 200 milhões de dólares desviados da estatal. Em cumplicidade com o diretor Renato Duque, afilhado de José Dirceu, e o tesoureiro do PT, João Vaccari, montou a ramificação criminosa que envolveu bandidos companheiros, gatunos da base alugada e larápios disfarçados de executivos ou empresários. Casos de corrupção existiram em todos os governos, e nenhum tipo de crime pode ficar impune.
Que Barusco e todos os outros corruptos sejam castigados tanto por ações individuais quanto pelos serviços de altíssimo calibre encomendados pelos donos do Brasil e consumados pela quadrilha especializada em negociatas bilionárias. Foi o que ocorreu em Pasadena quando Dilma fazia e desfazia na Petrobras. Foi o que ocorreu na refinaria Abreu e Lima, nascida e criada na cabeça de Lula. Fora o resto.
Tudo somado, o palavrório de Dilma serviu para atestar que os chefões do partido que virou bando se enfurnaram no que é mais que um beco sem saída. É a trilha que desemboca no penhasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário