terça-feira, 24 de novembro de 2015

PASSE LIVRE - BUMLAI USOU ACESSO A LULA PARA FECHAR NEGÓCIOS SUSPEITOS



PROCURADORIA AFIRMA QUE CONTRATO COM A PETROBRAS QUITOU DÉBITOS DO PECUARISTA

Diário do Poder

A Polícia Federal concede entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (24) para falar sobre a 21ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Passe Livre, uma alusão a facilidade de acesso de Bumlai ao gabinete de Lula durante os oito anos em que o petista comandou o Palácio do Planalto.

Os dois se conheceram em 2002, apresentados pelo ex-governador sul-matogrossense Zeca do PT, e estreitaram a relação nos anos seguintes.

O procurador Diogo Castor de Mattos disse que, além do empréstimo principal, envolvendo a Petrobras, há pelo menos uma dezena de outros empréstimos, no valor de dezenas de milhões de reais, envolvendo pessoas físicas e que as autoridades ainda investigam a legalidade das operações envolvendo a empresa São Fernando Açúcar e Álcool.

O Ministério Público Federal afirma que José Carlos Bumlai fez uso de contratos firmados na Petrobras para quitar empréstimos com o Banco Schain.

O procurador Carlos Fernando disse que a comprovação que envolve a Petrobras já estão adiantados. Segundo ele, existe uma "vinculação política" nesse primeiro empréstimo.

O dinheiro dos empréstimos investigados eram destinado ao PT. Em troca, empresas Schain conquistaram contratos de navio-sonda da estatal. Afirma o procurador Diogo Casto de Matos.

A prisão de Bumlai é preventiva, que não tem data para vencer. Bumlai deporia nesta terça na CPI do BNDES, na Câmara, que investiga operações envolvendo o banco, por isso ele tinha viajado a Brasília. Bumlai já embarcou para Curitiba, sede das investigações.

Carlos Fernando de Santos Lima disse que a prisão do pecuarista ter acontecido no dia que ele deporia à CPI do BNDES foi apenas "uma coincidência". Porque ele acredita que seria interessante ouvir o que ele diria aos parlamentares.

O Ministério Público Federal afirmou que o pecuarista José Carlos Bumlai, preso nesta terça em Brasília, utilizou contratos firmados na Petrobras para quitar empréstimos junto ao banco Banco Schahin.

O então ministro José Dirceu telefonou para o então presidente do banco Schain para afirmar que era o responsável pelo empréstimo, segundo o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, afirma o procurador Carlos Lima.

O Ministério Público Federal afirmou que o pecuarista José Carlos Bumlai, preso nesta terça em Brasília em mais uma fase da Operação Lava Jato, utilizou contratos firmados na Petrobras para quitar empréstimos junto ao banco Banco Schahin.
 O pecuarista é suspeito de ter recebido propina de delator.

Bumlai, utilizou contratos firmados na Petrobras para quitar empréstimos junto ao Banco Schain.

Nenhum comentário:

Postar um comentário