segunda-feira, 29 de abril de 2013

MEDIDAS ECONÔMICAS DE DILMA SÃO INEFICAZES


Economistas ouvidos neste fim de semana pela Agência Brasil, o portal de notícias oficial do governo federal, duvidam da eficácia das ações tomadas até agora pelo Palácio do Planalto, voltadas para a redução de impostos para determinados setores da economia e o aumento dos gastos públicos. 

Para Carlos Eduardo Freitas, ex-diretor do Banco Central, o foco das medidas econômicas está errado. Segundo ele, o Brasil não está crescendo pouco por causa da falta de demanda, mas da baixa taxa de investimento. 

“Estimular o consumo, como o governo está querendo fazer, só pressiona a inflação, enquanto o real problema está do lado da oferta“, diz. 

Para ele, o baixo crescimento se deve à mudança de política econômica do governo, que provocou temor nos empresários em relação ao futuro do país e restringiu os investimentos. 

O professor titular da UFRJ, Reinaldo Gonçalves, também acredita que as medidas estão no rumo errado, mas por diferentes motivos. Para ele, é necessário estimular a demanda em tempo de crise, mas as medidas devem beneficiar toda a economia, não apenas determinados setores com poder de barganha escolhidos pelo governo

“O empresário só investe se tiver certeza de que terá demanda para seus produtos. O governo só tem reduzido tributos para determinados segmentos da economia, o que transformou a política econômica em um balcão de negócios.”, disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário