quarta-feira, 2 de abril de 2014

DEPUTADA VENEZUELANA RECLAMA DA INDIFERENÇA DE DILMA

Manifestantes participam de um protesto contra o governo de Nicolás Maduro nesta quinta-feira (27), em Caracas, na VenezuelaManifestantes participam de um protesto contra o governo de Nicolás Maduro em Caracas, na Venezuela - Juan Barreto/AFP


Em Brasília, deputada venezuelana diz que 'tempo para indiferença passou'

María Corina Machado, uma das principais vozes da oposição a Nicolás Maduro, reclama do silêncio do governo brasileiro diante da crise no país vizinho


A deputada venezuelana Maria Corina Machado participa de audiência pública para debater a crise política na Venezuela, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado


A deputada MarÍa Corina Machado, uma das líderes da oposição na Venezuela, disse nesta quarta-feira que espera o apoio do povo brasileiro na luta contra o governo de Nicolás Maduro. Em visita a Brasília, ela falou sobre o silêncio do governo brasileiro diante da repressão aos protestos no país vizinho, e disse que "o tempo para a indiferença já passou". 
"O regime do senhor Maduro nessas últimas semanas ultrapassou uma linha vermelha. Na Venezuela, não há democracia. Há um regime que atua como uma ditadura e por isso não há espaço para a indiferença. Porque a indiferença seria a cumplicidade".
MarÍa Corina teve seu mandato cassado na última semana sob a alegação de que teria ferido a Constituição ao aceitar usar o espaço do Panamá na Organização dos Estados Americanos para falar sobre a crise em seu país. O depoimento foi silenciado pela maioria dos países aliados a Maduro. Mesmo assim, o Supremo Tribunal de Justiça manteve a cassação, comprovando a usurpação da independência do Judiciário pelo regime chavista.
A deputada nega-se a aceitar a decisão. "Eu sigo sendo deputada. Eu sou porque assim o decidiu o povo venezuelano e nem o senhor Maduro nem o senhor Cabello [Diosdado Cabello, chefe da Assembleia Legislativa] tem o poder para destituir um deputado. É uma aberração, é um ato que só acontece em ditaduras", afirmou a parlamentar, uma das mais votadas do país. (Continue lendo o texto)

Na semana passada, a opositora reuniu-se com o presidente a Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), em Lima, no Peru, e foi convidada a falar ao Parlamento brasileiro. "Eu fiquei muito chocado com o que ouvi", afirmou o peemedebista. 
Desde fevereiro, várias cidades venezuelanas têm registrado manifestações diárias contra as políticas de Maduro, que contribuíram para afundar ainda mais a economia venezuelana, aumentar a insegurança e apertar o cerco contra a liberdade de expressão e de imprensa. A dura repressão do aparato estatal aos manifestantes já deixou quase quarenta mortos e mais de 450 feridos. Desde o início da movimentação, o presidente insiste em culpar os opositores pelas vítimas e classificar os protestos de tentativa de golpe orquestrada com a ajuda dos Estados Unidos e da Colômbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário