sexta-feira, 9 de abril de 2010

Seminário Sobre Drogas e Democracia

Fernando Henrique defende "ESTUDO" sobre descriminalização da maconha
E diz que uso da droga é "danoso" e que políticas públicas fracassam.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu nesta quarta-feira, na reunião da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia, no Rio de Janeiro, uma análise sobre a descriminalização da maconha sob o argumento de que isso já vem sendo feito em muitos países. Ele deixou claro, porém, que considera o uso da droga “danoso”, mesmo que o usuário passe a não ser tratado como criminoso.

O relatório da comissão, que é integrado por ex-presidentes da República da região e que será enviado à Organização das Nações Unidas(ONU), à União Européia e aos Estados Unidos, pedirá mudanças nas políticas de combate ao tráfico de drogas. O texto dirá ainda que elas estão fracassando na América Latina.

Para o ex-presidente, o estudo da descriminalização deve ser acompanhado de outras medidas:

“Se você fizesse a descriminalização da maconha, do uso, isoladamente também não vai servir. É preciso que haja, ao mesmo tempo, todo um conjunto de políticas de prevenção, de mostrar que é preciso diminuir o uso, uma ação preventiva. Ou vem simultaneamente uma ação preventiva ou simplesmente a descriminalização vai aumentar o uso, e ele é danoso. Nós não estamos dizendo que ele não é danoso, não. Faz dano“.

No relatório do grupo, que é liderado pelos ex-presidentes do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, e da Colômbia, Cesar Gaviria, deverá constar que a guerra contra o tráfico está sendo perdida na região, na Europa e nos Estados Unidos, que têm os maiores mercados consumidores: enquanto a procura for alta, as áreas plantadas para a produção de maconha e cocaína continuarão em alta.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL997951-5598,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário