terça-feira, 6 de abril de 2010

Um Senador que merece destaque



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) leu em Plenário nesta segunda-feira trechos do discurso proferido pelo ex-governador de São Paulo, José Serra, ao deixar o governo para candidatar-se à Presidência da República. Para o parlamentar, Serra teve um mandato profícuo e mostrou ser "um realizador que deixou sua marca com uma gestão eficiente no governo de São Paulo".

Alvaro Dias destacou "palavras-chave" do discurso, como caráter, honra, história, planejamento, mérito e democracia. Para o senador, são "palavras essenciais de um discurso que mostra o perfil de quem pode ser presidente da República".

Serra, segundo Alvaro Dias, disse que seu governo "é um governo de caráter, que manteve a sua coerência, não cedeu à demagogia, a soluções fáceis e erradas para problemas difíceis. Nem se deixou pautar por particularismos e mesquinharias". Disse também que seu governo teve honra porque não cultivou "escândalos, malfeitos, roubalheira, mas também porque nunca incentivamos o silêncio da cumplicidade e da conivência com o mal feito". Para Serra, seu governo foi honrado porque não fraudou também a vontade popular.

O parlamentar também citou o trecho no qual Serra afirma ter repudiado "a espetacularização, a busca da notícia fácil, o protagonismo sem substância que alimenta mitologias". O ex-governador disse ter procurado "ser sério, mas não sisudo; realista, mas não pessimista; calmo, mas, não omisso; otimista, mas não leviano; monitor, mas não centralizador".

Para Alvaro Dias, "um governo tem que ter alma e sensibilidade humana, para sentir sobretudo o drama que vivem as pessoas desfavorecidas, sem moradia, sem escola, sem hospital, sem trabalho e sem salário".

- Serra é um formulador, grande formador de equipe, descentralizador, com uma notável experiência administrativa que tem como suporte, sobretudo, os valores da eficiência técnica, mas nesse discurso ele revela a sua sensibilidade humana. Mostra que seu governo, verdadeiramente, é possuidor de algo essencial que se chama alma, coração - afirmou o parlamentar.

O senador citou ainda trecho no qual Serra afirma que "os governos, como as pessoas, têm de ter alma, aquela força imaterial que os impulsiona e lhes dá forma". De acordo com o ex-governador, a alma de seu governo é "a vontade de melhorar a vida das pessoas que querem uma chance, que dependem de um trabalho honesto para viver, que estão desamparadas" e "que tenham oportunidade de estudar, de ter acesso à cultura, de trabalhar com saúde física e espiritual".

Alvaro Dias pinçou ainda trecho no qual Serra afirma acreditar "que a essência do Governo é garantir a vida, os bens e a liberdade, que constituem os direitos fundamentais dos cidadãos nos marcos do Estado de Direito".

Em aparte, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) lembrou a consistência da vida pública de José Serra, acrescentando que "quando a gente conhece as pessoas, quando elas são iguais sempre, não mudam com acidente de percurso, dão mais segurança, credibilidade e tranquilidade para que a gente possa seguir juntos".

Da Redação / Agência Senado
http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=100691&codAplicativo=2

Um comentário:

  1. Quem quiser prestigiar um legítimo representante do povo, que merece todo o nosso respeito, eu recomendo seu blog que é muito bem avaliado: http://www.blogalvarodias.com/

    ResponderExcluir