segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ao Mestre, com o merecido respeito

A Era da Mediocridade, que marcou a primeira década do século XXI, na contramão de tudo o que se esperava para uma época que deveria ser a do avanço dos níveis de sabedoria e de conhecimento do ser humano, acompanhando a evolução tecnólogica que está num processo constante de crescimento, tem se revelado, também, a era da amnésia generalizada.
Assistimos a uma série de manifestações e comentários que impressionam pela estupidez, especialmente quando partem de profissionais da imprensa, que não têm o direito de aderir à massificação da mentira, mesmo assim renegam os feitos do passado recente e reescrevem uma nova página da história, baseando-se em cartilhas de um partido que tem como lema destruir para vencer sozinho.
É chocante e constrangedor observar a falta de respeito com autoridades que nunca lançaram uma ofensa sequer a nenhum adversário, como aconteceu na entrevista de Marília Gabriela ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que venceu duas eleições contra Lula e outros adversários importantes, no "Primeiro Turno".
Chega a ser um absurdo a ironia da entrevistadora pelo fato de FHC ter comentado sobre seus programas sociais e econômicos, todos registrados em documentos e reportagens, disponíveis a qualquer cidadão, como se tratasse de balela para desmerecer quem usurpou esses programas, mas que propaga como seus.
Como é que fica a credibilidade desses veículos de comunicação?
Esse tipo de atitude é uma ofensa à parcela da população que ainda tem suas faculdades mentais preservadas e sabe muito bem o que tem ocorrido durante esses últimos anos.

Algumas frases importantes do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que merecem toda a consideração:

* "Lula quer borrar o passado, dizer que tudo de bom começou com ele. Como não tem responsabilidade intelectual... Ele vai falando".

* "A tragédia é que o reconhecimento da História só vem depois que o cidadão morreu. Veja o caso do presidente Juscelino".

* "O primeiro golpe [para acabar com a pobreza] foi a estabilidade [o Plano Real]".

* "O aumento real do salário mínimo vem sendo dado mais ou menos desde 1993".

* "A criação de programas de bolsas [sociais] foi feita no meu governo. Lula juntou todas as bolsas e aumentou-as".

* "Dilma é uma espécie de candidata fantasma. Tudo o que ela tem [de votos] é de Lula".

* "Eu só peguei crises financeiras. Lula, não. Eu criei ondas. Ele é um bom surfista".

* "Na América do Sul já tivemos mais influência. Hoje, Chávez tem mais".

* "Não faço ofensas pessoais a Lula. Pelo contrário. Só políticas".

* "Acho ruim você levar a vida olhando para trás [querendo ser o que foi]. Eu olho para frente".

* "O Brasil vai bem. Poderia ir melhor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário