quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O Trem dos Milhões de brasileiros e imigrantes


Como diz a matéria da Veja, "Um centenário, ele continua atual".
E as merecidas homenagens estão acontecendo em todos os cantos de São Paulo, tão bem retratados em sua obra.

Nesta data tão significativa, o centenário de nascimento de Adoniran Barbosa, penso na injustiça daqueles que levam pelo Brasil afora a imagem de uma São Paulo fria e desumana, provocando o sentimento de hostilidade contra a capital econômica do país, que é responsável por grande parte dos resultados que tem feito a alegria do brasileiro.
Só para exemplificar, a região Sudeste concentra praticamente 55% das vagas do emprego formal, índices tão alardeados pelo governo federal, mas que refletem as excelentes administrações dos governos estaduais.
Os noticiários informam que os bons números do mercado de trabalho no país escondem uma distorção: o emprego cresceu mais nas regiões Sul e Sudeste. Com isso, a concentração de empregos aumentou no Brasil.
A região Sudeste, que conta com 42% da população, passou a ter, em junho, 54,9% dos empregos com carteira assinada do país, um ponto percentual de participação a mais que em dezembro de 2002, último mês do governo de Fernando Henrique Cardoso.
No Nordeste, onde vivem 28% dos brasileiros, estão apenas 15,2% das vagas formais, contra 15,8% em dezembro de 2002.
Desmistificando os números da propaganda e os discursos dos palanques, podemos tentar reverter, também, o conceito que os brasileiros têm da capital paulista, fonte de inspiração dos sambas de Adoniran.
Sites foram criados em comemoração a um dos maiores artistas brasileiros, assim como há uma série da apresentações que fazem parte da programação que familiares e artistas prepararam para o centenário.
São Paulo que abraça o mundo e se desdobra para acolher a todos, a terra das oportunidades que esbanja seu charme em diversos sotaques, cultura diversificada, culinária para todos os gostos e um povo que Adoniran mostrou ao mundo, que trabalha demais, porém, também se diverte, sorri, sofre e chora como todo ser humano.
São Paulo tem um símbolo cultural, sim, seu nome é Adoniran Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário