terça-feira, 17 de agosto de 2010

O Brasil está no fim da fila

Deu em O Globo
País cresce menos que vizinhos com Lula

Henrique Gomes Batista

A afirmação da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, sobre o crescimento econômico brasileiro nos últimos anos é contestada por economistas.

Os especialistas discordam de Dilma, que, em entrevista ao "Jornal Nacional", culpou o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pelas baixas taxas de crescimento nos já quase oito anos de governo Lula.

Questionada sobre o avanço menor do Brasil em relação a nações vizinhas, Dilma disse que o atual governo teve de fazer um grande esforço para controlar as finanças, principalmente por causa da dívida pública externa elevada e a inflação sem controle.

No acumulado entre 2003 e 2009, primeiros sete anos do governo Lula, a expansão da economia brasileira, segundo dados da Cepal, foi de 27,16%, bem abaixo dos 65,56% do Panamá, 65,05% da Argentina, 57,14% do Peru e 44,98% da Venezuela.

China e Índia, países que compõem o grupo dos Brics, também crescem, sistematicamente, mais que o Brasil.

Arminio Fraga, presidente do Banco Central no governo Fernando Henrique Cardoso, afirma que a crise de 2002 não foi causada pelo governo que estava no fim do poder.

— A crise em 2002 foi baseada no medo do que viria a partir de 2003, medo do projeto do PT, dos documentos do PT, do que diziam os petistas. A crise começou a acalmar quando o próprio presidente Lula disse que não faria nada daquilo.

Já a dívida externa, outro dado citado por Dilma, somava US$ 210,7 bilhões no fim de 2002, continua a US$ 198,2 bilhões em 2009, uma queda de apenas 6%, enquanto que a dívida interna triplicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário