segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O ABC de uma pesquisa manipulada

Para entender uma pesquisa eleitoral não basta olhar o índice geral que é anunciado pelo instituto.
Compreender a verdadeira intenção de uma pesquisa é pesquisar todos os elementos que o instituto pesquisou.
Só assim é possível saber se a pesquisa é verdadeira ou manipulada.
E manipulada não quer dizer falsa ou mentirosa.
Quer dizer que o instituto de pesquisa criou cenários favoráveis para um resultado que beneficiasse quem está por trás de tudo.

Tenho dito que as pesquisas eleitorais deixaram de ser uma aferição da preferência do eleitorado para ser um instrumento de marketing do candidato.
Coisa que deveria ser proibida, da forma como está, pelo TSE.
Ele tem que regulamentar as pesquisas com instrumentos que inibam o seu uso eleitoral.
Da forma como é hoje, qualquer institutozinho faz a pesquisa de acordo com o interesse de um candidato.
E isso, é um crime, pois acaba se tornando uma propaganda subliminar.
A massa de eleitores é sensível a ir com "maria vai com as outras".

Vamos mostrar o ABC da manipulação dessa pesquisa do Ibope.
Foram entrevistados eleitores de 25 Estados e mais o Distrito Federal.

Antes, é preciso entender quais estratégias que essa pesquisa objetiva.
No nosso entendimento, são quatro:

01 - Acabar com o mito de que Serra é imbatível em São Paulo e no Sudeste;
02 - Provocar desentendimentos entre Serra e Aécio; ofuscar a liderança de Aécio no Estado de Minas como puxador de votos para Serra e para o seu candidato a governador;
03 - Eudeusar Lula como Jesus Cristo do Nordeste, como capaz de transferir para Dilma uma votação jamais vista na história desse país, com base na idéia que se faz de que no Nordeste só tem "Zé Mané";
04 - Desestimular o PSDB a continuar a mostrar os podres do PT como ligação com as Farc, dossiês e quebra de sigilo. O que eles chamam de tática do medo.

É possível ler e ouvir comentários que defendem essas estratégias.
A idéia é martelar a cabeça do incauto para tentar conquistar o seu voto.
Observe também que no ínicio da semana que antecedeu a divulgação dessa pesquisa do Ibope, saiu uma outra afirmando que "a influência de Lula nos votos para governador e Senador, era pouca ou nenhuma".
Isso já foi preparando terreno para desvincular a pesquisa de Presidente das pesquisas para Governador e Senador.

Vejam todos os detalhes no blog do Lúcio Neto.

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