quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Aprovada PEC dos radioisótopos


Com as galerias lotadas(, o Plenário do Senado aprovou Proposta de Emenda à Constituição, de autoria do Senador Álvaro Dias, que abre à iniciativa privada a possibilidade de produção, comercialização e utilização de radioisótopos de uso médico.
Esse material é necessário para a pesquisa científica e para que profissionais da cardiologia ,neurologia e oncologia possam salvar vidas.
A PEC foi aprovada em primeiro e segundo turnos e e segue agora para promulgação.
Leia mais.

Enquanto o governo federal arrecada fortunas e investe muito pouco em benefício da população, ainda há aqueles que se preocupam com as necessidades e a qualidade de vida dos brasileiros, acima de qualquer outro interesse.
Vejam a declaração do Senador, reclamando, com razão, que nem sempre o que é bom é valorizado:

"A divulgaçao insuficiente demonstra que muitos, sobretudo da imprensa, nao se deram conta da importância da Emenda Constitucional de minha autoria aprovada nesta semana pelo Senado.
Ao acabar com o monopólio da produçao de radioisótopos, a proposta oferece oportunidades para que a medicina salve milhares de vidas.
Os radioisótopos são utilizados para o diagnóstico, terapia e prevenção de doenças cardiacas,neurológicas e especialmente do câncer. Como o produto tem vida curta, atualmente beneficia apenas os brasileiros que vivem nas cercanias de São Paulo e Rio de Janeiro, onde é fabricado.
Nas localidades mais afastadas, doentes morrem proibidos desse avanço científico.
Com a produção e comercializaçao em todas as regiões do país, o preço será reduzido e o acesso facilitado a todos os brasileiros.
Nem sempre o que é positivo é divulgado e valorizado, mas nem por isso deixa de ser gratificante, especialmente para quem como eu tem o dever de criticar o governo quase que diariamente."

Fonte: blog do Senador Álvaro Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário