domingo, 22 de abril de 2012

COISAS QUE SÓ O PT FAZ

Quantas Universidades particulares têm sido criadas e autorizadas pelo MEC sem atender a critérios mínimos de qualidade? Afinal, na Era da Mediocridade tudo é permitido. 
O Brasil conta atualmente com 2.069 instituições de ensino superior privado, que abrigam 74% do alunato do país.
Dez anos depois de sancionada a lei que permitiu o crescimento do setor privado no ensino superior, as empresas da educação se aventuraram em uma nova seara: a bolsa de valores. Em 2007, quatro delas realizaram sua IPO, sigla em inglês para oferta inicial pública de ações, captando cerca de 450 milhões de reais. O ingresso na bolsa foi o marco da aceleração das operações de compra e venda. 
O PROUNI, o maior programa de privatização do ensino universitário da história, tem favorecido essas instituições com repasses milionários.
Porém, como tudo o que o governo do PT faz tem um preço, vejam a matéria da VEJA:

Drama do fechamento de universidades pode atingir 200.000 estudantes

Cerca de 80 instituições de ensino superior podem ser descredenciadas pelo MEC, a exemplo do que ocorreu com a Universidade São Marcos

Nathalia Goulart
Estudantes da Universidade São Marcos protestam na Avenida Paulista, em São Paulo, contra decisão do MEC que descredencia a instituição (24/03/2012)
 Estudantes da Universidade São Marcos protestam na Avenida Paulista, em São Paulo, contra decisão do MEC que descredencia a instituição (24/03/2012)  
(Isadora Brant/Folhapress)

Estudante do sétimo semestre do curso de direito da Universidade São Marcos, de São Paulo, Daniele Rebelo, de 29 anos, quase perdeu o chão ao saber, no último dia 26, que a instituição seria fechada por determinação do Ministério da Educação. A decisão parecia enterrar muitos sonhos e também 20.000 reais em mensalidades pagas...


As razões do fechamento da São Marcos misturam desempenho acadêmico ruim e má administração. O ocaso atinge pouco mais de 2.000 estudantes, que, como Daniele, devem ser transferidos para outras instituições até 26 de maio (uma determinação do MEC).
Porém, a vida de muitos outros estudantes pode ser afetada por razões semelhantes.

Ao menos 79 instituições de ensino superior de todo o país estão sob intervenção do MEC. 
Elas abrigam hoje 210.199 estudantes, de acordo com dados do último censo universitário.

A exemplo da São Marcos, essas instituições obtiveram, nos três últimos anos, desempenho insatisfatório em avaliações do MEC (especialmente no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade) e por isso estão proibidas de ampliar o número de vagas ou de abrir novos cursos. Se na avaliação de 2012 não mostrarem resultados melhores, podem ser alvo de processo de descredenciamento. Sem reconhecimento oficial, os cursos dessas instituições não têm valor algum. Daí à falência, é um passo.
(...)

Gustavo Ioschpe, economista e colunista de VEJA, vai ainda mais fundo. Ele discorda da prática de fechar universidades ruins como método de aperfeiçoamento do sistema como um todo. Afinal, o fechamento de instituições conduz à redução do número de vagas, restringindo o acesso de estudantes (especialmente os das classes mais baixas) ao ensino superior.

"O aluno que frequenta uma universidade mal avaliada não está sendo enganado, tampouco é burro. Ele o faz porque aquela é a melhor instituição em que ele conseguiu entrar, ou é a única que seu bolso pode pagar", diz Ioschpe (leia artigo sobre o tema).
"Se essa vaga for cortada, ele não vai estudar na USP nem na FGV. Vai ficar sem estudar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário