segunda-feira, 23 de abril de 2012

EM QUEM VOCÊ CONFIA PARA LIDAR COM SEU DINHEIRO?


Por que o governo não zela por suas contas como zelamos pelas nossas?

Por Ricardo Noblat


Imagine a seguinte situação: você quer reformar sua casa ou apartamento. Então contrata um mestre de obras e sua equipe.
Ao fim da reforma, você descobre  que o mestre de obras superfaturou despesas, desviou verbas, fez pagamentos indevidos e usou material de qualidade inferior.
O que você faz em seguida?
Assina 31 novos contratos como mesmo mestre de obras.
Sim, isso mesmo. Você assina 31 novos contratos como mesmo mestre de obras que o roubou.
Que tal?
Para que eu quero descer!!!

André de Souza, repórter de O Globo, conta, hoje, no jornal, uma história parecida com essa. Trechos do relato dele:

"Após ser apontada como líder de um esquema de corrupção que desviou milhões de reais dos cofres da União e veio a público em agosto de 2010 — na Operação Mão Dupla, feita pela Controladoria-Geral da União (CGU) com a Polícia Federal (PF) — a construtora Delta continuou assinando contratos de alto valor com órgãos federais.
Desde que o governo tomou conhecimento das graves irregularidades cometidas pela empreiteira em obras de rodovias no Ceará, foram assinados 31 novos contratos com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no valor total de R$ 758 milhões. 
(...) Na época, a CGU informou que detectara “um prejuízo estimado em R$ 5 milhões aos cofres públicos da União, afora o risco social decorrente da execução de obras de infraestrutura rodoviária fora das devidas especificações técnicas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário