segunda-feira, 30 de julho de 2012

JULGAMENTO DO MENSALÃO: A LEI OU O VALE TUDO



Faltam apenas três dias para o início do julgamento do século, que vai decidir se no Brasil vale tudo e se as leis que estabelecem a exigência de ficha-limpa aos candidatos não passam de um blefe ou, numa virada de cento e oitenta graus, a Justiça impõe outro rumo ao país ao julgar com isenção e correção o maior esquema de corrupção de nossa história. 
O Mensalão é mais do que isso, trata-se do mais grave atentado aos princípios democráticos, já que um dos Poderes, por dinheiro, aceitou o papel de marionete do Poder Executivo e continua, até hoje, refém da presidência da República.
Que ao menos o Judiciário consiga provar sua independência e, quem sabe, o Legislativo também resgate a sua.
Esse acontecimento é importante, acima de tudo, para podar as raízes nocivas do hábito de oferecer e aceitar propina, que vêm se alastrando por todos os segmentos da sociedade e transformando uma série de crimes em atos banais.
Reinaldo Azevedo destrincha os movimentos mais importantes do esquema do Mensalão e deixa bem claro o papel dos Ministros do STF: Cada um deles dirá se o Brasil deve escolher a lei ou o vale-tudo. Também estarão redigindo a própria biografia!
Leiam trechos:

Começa na quinta-feira o primeiro dia do resto da vida institucional no Brasil. São nove homens, duas mulheres e um destino: o do país! Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Cezar Peluso, Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Carmen Lúcia, Dias Toffoli, Luiz Fux e Rosa Weber vão decidir se o país renova a sua opção pela democracia ou se marca um encontro com a impunidade, a bandalheira, o roubo e o atraso.
(...)

Se o núcleo criminoso for absolvido, então os absolvedores do Supremo estarão a dizer que é legítimo usar dinheiro público para atender às necessidades de um partido.

Se o núcleo criminoso for absolvido, então os absolvedores do Supremo estarão a dizer que é legítimo comprar partidos, comprar políticos, comprar consciências.

Se o núcleo criminoso for absolvido, então os absolvedores do Supremo estarão a dizer que é legítimo recorrer à trapaça, a ameaças, à chantagem, à calúnia, à injúria e à difamação, sufocando a verdade com a mentira.

Se o núcleo criminoso for absolvido, então os absolvedores do Supremo estarão não apenas naturalizando os crimes do mensalão como os que a eles se seguiram, notadamente a rede suja montada pelo subjornalismo para difamar o próprio tribunal, a Procuradoria-Geral da República, a imprensa e, nem poderia ser diferente, os parlamentares honestos da oposição e até da base governista.

Neste fim de semana, as páginas da Carta Capital, do notório Mino Carta, trazem um último espasmo do submundo do crime, que tenta desmerecer a verdade com a mentira, com a infâmia, com a calúnia e com as vozes trevosas.
Refiro-me, obviamente, a um arremedo de reportagem que tentou implicar, mais uma vez, o ministro Gilmar Mendes em crimes que obviamente não cometeu. A falsificação é de tal sorte grosseira que uma lista supostamente feita em março de 1999 já coloca Mendes como advogado-geral da União, cargo para o qual foi indicado só em janeiro do ano seguinte.
(...)

Neste ponto, antes que continue, é hora de chamar Dilma Rousseff à razão. A presidente tem dito que o governo quer se manter distante desse assunto, que é matéria — e é mesmo — que cabe ao Poder Judiciário. Mas que governo independente, neutro e austero é esse que permite que o dinheiro público financie uma rede que hoje existe com o propósito de cumprir a agenda do PT — da sua pior parcela, na verdade — e de difamar aqueles que são considerados adversários? Gostaria muito de saber como a austera Dilma justifica essa óbvia apropriação do que é de todos em benefício de um grupo.

Se o núcleo criminoso for absolvido, então os absolvedores do Supremo estarão, em suma, abonando esses métodos e colocando a corda no próprio pescoço. Esses grupos que se orientam nas sombras têm interesses os mais diversos. Mais de uma vez, eles hão de se chocar com o estado de direito, e o STF será chamado a arbitrar. A absolvição corresponderá à naturalização também desse método criminoso de fazer pressão, ao qual todos estarão sujeitos.

Dois golpes
Os mensaleiros tentaram, na verdade, dar dois golpes no país. O primeiro foi no Legislativo. Quando se montou a máquina criminosa — COM DINHEIRO PÚBLICO — para alimentar nas sombras uma parcela do Congresso, ficou evidente que o governismo tentava criar o seu próprio “Congresso”.

Seria um Legislativo do B, a soldo, para prestar serviços ao governo, fora de qualquer controle institucional. Com parlamentares que recebem dinheiro ilegal na boca do caixa, um governo pode executar a agenda que bem entender porque o espaço da representação popular foi conspurcado por larápios.

Duplamente golpistas! Desde que a denúncia foi aceita pelo Supremo, teve início a campanha sistemática contra o tribunal, em especial contra alguns de seus membros, contra a Procuradoria, contra as instituições. Alguns mensaleiros tentaram se organizar com o propósito de demonstrar que o tribunal não teria condição de julgá-los.
(...)

Roubo de dinheiro público
Na versão que Marcos Valério e PT tentaram emplacar, a origem do dinheiro repassado ao PT e aos mensaleiros seriam os empréstimos feitos pelas empresas do publicitário. Huuummm… Tenho cá comigo o relatório da CPMI. Entre 2000 e 2005, as “Organizações Valério” movimentaram a estratosférica quantia de R$ 1.147.635.715 — sim, leitor, lê-se assim: “Um bilhão, cento e quarenta e sete milhões…”. Parte significativa desse dinheiro teve origem em contrato com estatais.

Confiram Aqui  trecho do relatório.

Destrinchando
A coisa era simples. Uma empresa de Valério recebia dinheiro de empresa pública e o depositava no banco A ou B. Esse mesmo banco, vejam que coisa!, emprestava valor praticamente correspondente a uma outra empresa do publicitário. O dinheiro “emprestado” ia, então, parar nas mãos do PT e dos mensaleiros, sob a gerência de Delúbio Soares. Sob a coordenação de quem trabalhava Delúbio?
(...)
.............................................................
Clique aqui para saber "os caminhos do dinheiro".

2 comentários:

  1. Eu não quero criar muitas expectativas para não me frustrar! Mas....vamos aguardar e pressionar!
    Sou eu, a marciagrega que vim te visitar kkkk, só que com um novo login!
    Quero te convidar para visitar e conhecer o blog da minha empresa de Midia Social. Mais uma nova empreitada que começo, com o auxílio de minha sobrinha que mora na Flórida. Construímos e reformamos blogs e sites. Elaboramos o perfil nas diversas Redes Sociais e colocamos seu link nos melhores sites de busca e divulgação! Também oferecemos serviços de manutenção para quem não tem tempo para isto.
    Precisando de nossos serviços é só avisar!
    http://zixplus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amiga Rose, hoje é o derradeiro dia de espera para o início do Julgamento do que foi o mais escabroso e escandaloso caso de corrupção de nosso país, onde recursos aplicados em corrupções, deixaram de ser aplicados na Saúde, Segurança, Educação, Habitação, Estruturas de Transportes e nos salários dos velinhos aposentados do INSS! Que a Justiça seja feita, esperemos, né!
    Francisco SP

    ResponderExcluir