segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Caos nos hospitais brasileiros

Comissão da Câmara constata que pacientes idosos eram mantidos nas emergências de seis hospitais
O Globo


Um levantamento feito pela Comissão de Saúde da Câmara constatou que 101 idosos que já deveriam estar internados em enfermarias permaneciam, no último sábado, em macas ou camas em seis emergências da rede municipal.

Todos já estavam no local há mais de 24 horas, período máximo que um paciente deve permanecer na emergência.
Enquanto isso, o único centro especializado no tratamento ambulatorial e na internação de idosos da prefeitura, o Instituto Municipal de Geriatria e Gerontologia Miguel Pedro, em Vila Isabel, estava operando abaixo de sua capacidade, segundo relatório da Comissão de Saúde.

- As emergências viraram depósitos de idosos - criticou o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Carlos Eduardo (PSB).

No sábado, a comissão fez vistoria ainda no Instituto Miguel Pedro e encontrou 16 leitos vazios: dez ociosos e seis interditados.
Os problemas podem ser vistos logo na entrada: o prédio não tem rampa de acesso e os idosos precisam enfrentar 36 lances de escada para chegar à portaria.
No prédio, que tem mais de um século, a fachada tem vários pontos com reboco caindo, infiltrações, fiação aparente e janelas sem vidro.
Paredes de enfermarias apresentam mofo.
Nos banheiros, há cadeiras higiênicas com marcas de fungo ou amarradas com luvas cirúrgicas.
Há ainda camas e bandejas de refeição enferrujadas e colchões rasgados.
Mais AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário