sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Serra contesta, nos mínimos detalhes, proposta petista de reforma política

Por Vandson Lima, do Valor:

Relator da proposta de reforma política na Câmara dos Deputados, o deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) parece ter encontrado fora do parlamento alguém tão disposto quanto ele a discutir todas as minúcias da proposta.

Fontana e o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), têm trocado longas mensagens, postadas em seus sites, sobre o tema.

A primeira iniciativa foi de Serra.

Instigado pelo noticiário, postou no fim de agosto uma crítica a vários pontos da proposta defendida por Fontana, em texto intitulado “Reforma política: relator do PT quer trocar o ruim pelo pior”.

O deputado então escreveu uma longa mensagem endereçada ao ex-governador, dizendo ter lido com atenção suas considerações e respondendo, ponto a ponto, os comentários de Serra.

Hoje, Serra se deu direito à réplica.
Publicou toda a mensagem de Fontana em sua página, acrescentando suas críticas ao original a cada item abordado.

Candidato à Presidência da República derrotado em 2010, Serra foi especialmente crítico à proposta de distribuição dos recursos de um fundo de campanha entre os partidos, na qual 80% dos recursos seriam destinados às legendas de forma proporcional aos votos dos recebidos na última eleição para a Câmara.

“É curioso que esta proposta venha à tona quando seus maiores beneficiários, por terem atualmente as maiores bancadas, sejam o PT e o PMDB, principais partidos da base aliada do governo.
Não basta o fato de que a distribuição do tempo de TV já siga esse critério?”,
argumentou Serra, para quem tal mecanismo dificulta o surgimento de novas forças políticas.

Serra é partidário da adoção do voto distrital uninominal nas eleições municipais já em 2012, como caminho para a futura adoção do voto distrital misto em nível nacional.

Os argumentos estão AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário