quarta-feira, 19 de outubro de 2011

GM abre programa de demissão voluntária em fábrica de SP

TATIANA RESENDE - Folha.com

A GM (General Motors) abriu um programa de demissão voluntária para os empregados da fábrica de São José dos Campos (SP).
A unidade tem 8.907 funcionários, mas a montadora não detalhou quantas dispensas quer atingir com o plano.

Em nota, a empresa informou apenas que "as razões desta decisão são baseadas na intensa competitividade do mercado brasileiro de automóveis, além dos crescentes custos de mão de obra, matérias-primas e insumos em geral, além de uma concorrência assimétrica gerada entre outros fatores por uma guerra cambial".

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região considera que o programa contradiz o ritmo de produção mantido pela montadora.

"A abertura do PDV pela GM mostra que as medidas de incentivo à indústria, tomadas pelo governo federal, beneficiam apenas as empresas, nunca os trabalhadores.
Esse PDV só vem reafirmar nossa posição contrária a todo tipo de incentivo fiscal, que, diferente do que diz a presidente Dilma, não garante emprego a ninguém"
, afirma o presidente do sindicato, Vivaldo Moreira Araújo.

Considerando toda a indústria automobilística, a produção de veículos recuou 19,7% em setembro na comparação com agosto, para 261,2 mil unidades, com as férias coletivas para reduzir os estoques elevados agravando o efeito sazonal.

Nos últimos cinco anos, a queda média nesse confronto ficou em torno de 9%.
Os dados da Anfavea (associação das montadoras com fábrica no Brasil) apontam ainda diminuição de 6,2% ante igual período em 2010 e um acréscimo de 3,3% no acumulado dos nove primeiros meses do ano.

Mais AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário