quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PRÉ-SAL E O RISCO DE CONTAR COM O OVO…


Há anos tenho buscado informações que não são divulgadas pelos veículos de comunicação, apenas publicadas por especialistas na internet, que me deixam impressionada tamanha a capacidade desse desgoverno de arquitetar estratégias bem sucedidas para enganar o povo brasileiro.
Pior é que conseguem, com a complacência da midia que divulga qualquer informação sem conferir a verdade dos fatos.
A pauta do governo é lei para a imprensa submissa, que vergonha!

Visão Panorâmica, por exemplo, trata da farsa do pré-sal.

Como relata o autor do texto, quem assistiu a cerimônia de lançamento das bases para a exploração das reservas petrolíferas contidas na famosa Camada de Pré-Sal, do mar territorial brasileiro, viu-se transportado para o mundo fabuloso do dinheiro fácil e das maravilhas intermináveis.
Isso fica evidente na reação do eleitor, que já garantiu o terceiro mandato a um partido que colocou o Brasil na rota do atraso, se compararmos com o salto de desenvolvimento mundial na primeira década.
O País Maravilha da propaganda é tão irreal que mal sentimos os efeitos da crise econômica que atinge os países ricos.

Quanto ao pré-sal, confiram e reflitam sobre a realidade apresentada, mas que, mesmo quem a conhece, não tem coragem de mostrar.
Com o único intuito de iludir e de tirar proveito eleitoral do fato, corremos o risco de que todos esses sonhos vendidos por Lula, seus ministros e seus assessores possam simplesmente sucumbir, afinal de contas, nunca se investiu tanto em energias alternativas e em células de energia como agora.
Entretanto, não ouvimos uma opinião honesta alertando que o possível uso do petróleo dessas camadas mais profundas somente seria viável no futuro, quando provavelmente nem será mais utilizado.

O problema é que o governo do PT praticamente abandonou as pesquisas em energia alternativa que já havia colocado o Brasil na dianteira, décadas atrás, com o uso do álcool (etanol) como combustível.
O resultado acabou num fiasco de proporções gigantescas, informa o texto, condenando ao inferno das dívidas diversos produtores que acreditaram nas promessas de investimentos no setor, especialmente no caso do biodiesel.

O ex-presidente, porém, priorizou o pré-sal e, com isso, vendeu a imagem de salvador do mundo.
O maior temor tem sido o de que Lula, e agora Dilma, começassem a “gastar por conta” como, aliás revela o autor, já vêm fazendo faz um bom tempo, elevando a dívida pública e os gastos com o custeio da máquina a níveis nunca antes vistos nesse país.

AQUI a íntegra da matéria de 2009, mas que continua atual e inspirou uma reflexão na direção de um fato mais grave que postarei a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário