domingo, 12 de fevereiro de 2012

AS PODEROSAS DA IMPRENSA

Já deu na vista
Mary Zaidan

Useiro e vezeiro em criar versões para explicar a inexplicável virada de ponta-cabeça que deu após chegar à Presidência da República, o PT insiste na fórmula: travestir suas ações condenáveis - e até as elogiáveis, mas odiadas por alguns dos seus, como a privatização dos aeroportos – em méritos.


Das críticas virulentas ao que chamavam de alianças espúrias, nelas incluídas José Sarney e Renan Calheiros, nem se lembram. E, sob o signo da governabilidade, incluíram Collor, Jader...
(...)

"Gerente-mor no governo Lula, e, claro, única em seu próprio governo, Dilma, dizem, grita, berra, esperneia.
Mas nada sai do lugar.
Ou bem seus auxiliaram brincam com ela, ou bem de gerência ela nada entende.
Ou as duas coisas."
(...)

A ironia de Ricardo Marin, leitor de O Estado de S. Paulo, comprova a imortalidade do pensamento:

“Não é privatização, é concessão.
Não é caixa 2, é recurso não contabilizado.
Não é roubo, é realocação orçamentária.”


Já deu na vista.

Íntegra AQUI.
.........................................

Incoerente da Silva
Dora Kramer

A tardia, mas benfazeja privatização dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, que abre ainda o caminho para a entrega do Galeão (RJ) e Confins (MG) à administração do setor privado, atordoou o PT e pareceu revigorar por alguns momentos o PSDB.
(...)

Fato é que os aeroportos terão gestão privada e o PT está com vergonha disso. Tanto que considera necessário se defender das "acusações" e já preparou uma cartilha de munição à militância.
(...)

Surpreendente é o partido reagir ao ser apontado como incoerente. A privatização dos aeroportos é só um pilar no monumento à incoerência que o PT vem construindo há quase dez anos, ao adotar como sua a agenda que combateu durante a vida toda.
Excetuada a ampliação dos programas sociais, onde resolveu fazer do seu "jeito" saiu-se mal.

Desarticulou as agências reguladoras, não fez andar programas anunciados com pompa, convive com a paralisia em obras do PAC, "concedeu" rodovias pelo critério de menor tarifa prejudicando o andamento do processo e atrasou em pelo menos cinco anos a privatização dos aeroportos.

Íntegra AQUI.
..........................................

Debate tolo

Miriam Leitão

O PT, que usou eleitoralmente a privatização como sinônimo de roubo do patrimônio coletivo, fez o que condenava.
(...)

A ideia de que o governo Fernando Henrique fez privatização e o PT faz apenas concessão é tola.

Uma siderúrgica se vende.
Um serviço público se leiloa a concessão.
Foi assim na telefonia, energia, estradas,aeroportos.

(...)

A maior virtude em todos os processos é o pragmatismo.

Em vez de ter enormes prejuízos fabricando aço e usar dinheiro do Tesouro para capitalizar siderúrgicas, o governo passou a receber impostos sobre lucros crescentes de empresas que passaram a ser mais bem administradas.

Em vez do absurdo atraso nas telecomunicações, vender as concessões para que novas empresas, mais ágeis, atendessem à explosiva demanda por telefone.

Foi o que o governo FH fez, felizmente.
(...)

Privatização e concessão são instrumentos normais para a gestão de um país complexo como o Brasil. Está na hora de o debate amadurecer no país. Há necessidades urgentes e perigosos obstáculos pela frente. E não temos tempo a perder com discussões ociosas.

Íntegra AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário