quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Mantega deve se explicar

Mantega deve se explicar from Alvaro Dias on Vimeo.


Guido Mantega, Ministro da Fazenda, é mais um ministro envolvido em denúncia de corrupção.
O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), pediu à Comissão de Assuntos Econômicos da Casa a convocação do ministro e do ex-presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci, para que expliquem as suspeitas de irregularidades.

"O ministro deu uma explicação confusa sobre o caso. De qualquer forma, ele confessou que a indicação é partidária. Ou seja, é o sistema de loteamento que desqualifica a atividade, porque esse é um cargo que exige qualificação técnica", diz o líder tucano.

Embora tenha concordado com a ida de outros ministros ao Congresso, o governo não pretende aceitar a convocação de Mantega.

"Fica mal porque isso revela que o governo tem ministros de primeira classe e segunda classe", afirma Alvaro Dias.

- O governo estabeleceu uma distinção entre os ministros do PT e de outros partidos em meio a denúncias de corrupção. Se for rejeitado o convite a Mantega, será o terceiro ministro petista que será protegido pelo governo para não vir dar explicações no Congresso. Primeiro foi o Palocci (Antonio Palocci, ex-chefe da Casa Civil), depois o Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e agora o Mantega - acrescentou o senador.

Denucci é investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público por suspeita de lavagem de dinheiro. O ex-presidente da Casa da Moeda foi indiciado numa ação de evasão de divisas. A Polícia Federal investigava o recebimento de 1,8 milhão de reais vindos do exterior em junho de 2000 e que foram parar em sua conta corrente.

Uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo diz que Denucci recebeu propina de fornecedores da Casa da Moeda por meio de duas offshores nas Ilhas Virgens britânicas - conhecido paraíso fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário