quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PETISTA CRIA LEI PARA PROIBIR UFC NA TV

O deputado federal José Mentor criou um projeto de lei que promete multar em 150 mil reais os canais de televisão aberta ou fechada que exibirem esportes de luta não-olímpicos.
A reincidência de um canal ao veicular as lutas poderia ocasionar até a suspensão da concessão pública.



A cruzada contra o MMA no Brasil

Coluna publicada hoje no jornal O Globo:

José Mentor não gosta de MMA. Acha violento. O compara aos tempos do Coliseu.
Pior ainda, José Mentor abomina o MMA. Não considera um esporte legítimo. “Rinha humana”, filosofa Mentor.

Não haveria problema algum em José Mentor ser um critico das artes marciais mistas. Cada um que tome o controle remoto do colo da esposa e veja o que bem entender.

O problema é que Mentor é deputado federal. E resolveu fazer uma caça às bruxas com o MMA.

Tomou frente num projeto de lei que multa em 150 mil reais as emissoras de TV abertas ou fechadas que exibirem” lutas não olímpicas consideradas violentas”. Canais reincidentes poderiam, inclusive, sair do ar.
(...)

O Brasil é o berço do MMA. O desafio Gracie que começou ainda nos anos 20 e sacudiu o Rio de Janeiro é a base desse esporte. O então presidente Getúlio Vargas valorizava o chamado Vale Tudo e prestigiou na década de 50 um confronto histórico do pai do jiu-jitsu moderno, o lendário Hélio Gracie, contra um dos judocas mais importantes de todos os tempos, o japonês Masahiko Kimura.

No norte, a partir de Belém do Pará e passando por Manaus, no Amazonas, a cultura do jiu-jitsu também fincou raízes desde cedo.

Hoje, o MMA é um esporte mundial, mas de DNA verde e amarelo.
Devia ser valorizado e defendido pelos políticos como é a capoeira.


Mas Mentor tenta impor à sociedade uma visão distorcida que ele tem desse esporte. Puro preconceito respaldado por nada e com base em coisa alguma, fomentado apenas em meras impressões.

Perguntei ao ícone do MMA mundial Wanderlei Silva o que ele pensa sobre a atitude de Mentor. Resposta do atleta:

- Esses políticos ja viram algum evento de MMA? Acho que eles deviam fazer uma lei para ajudar os viciados em crack, não proibir o MMA. Isso é esporte, olha quanta gente ta sendo salva. Acho que isso é uma coisa de parlamentares que querem chamar atenção. Essas pessoas são totalmente ignorantes com relação a esse assunto.

Mais AQUI.:

Nenhum comentário:

Postar um comentário