terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ANTÁRTIDA - A INCOMPETÊNCIA ULTRAPASSA FRONTEIRAS


O incêndio em base na Antárdida comprova que nem sempre é possível abafar as mazelas que têm origem no descaso e na incompetência, como aconteceu com o governo do PT ao tentar esconder o naufrágio de barco com 10 mil litros de óleo na Antártida. O resultado foi um desastre.

Ucho publicou texto que faz uma radiografia da tragédia, relatando alguns fatores responsáveis pelo incêndio na Antártida.


O Palácio do Planalto trabalha com muito afinco para fazer com que o incêndio que destruiu a Estação Almirante Ferraz, na Antártida, saia o quanto antes das manchetes. Com dois militares mortos e um ferido, o caso é a tradução fiel dos oito anos em que Luiz Inácio da Silva, período em que o País ficou refém da pirotecnia palaciana. Dilma Rousseff, que herdou um espólio amaldiçoado, nada fez para mudar o destino do programa científico.

Construída ao longo de trinta anos, a Estação Almirante Ferraz foi não apenas consumida pelo fogo que começou no compartimento de geração de energia, mas pela incompetência de um projeto totalitarista de governo que abandonou o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e deixou de investir no projeto os recursos previstos no orçamento da União.


Neste ano, os recursos destinados à pesquisa na Antártida são os menores desde 2006: R$ 10,7 milhões, 42% a menos que em 2011, quando somente metade do orçamento destinado à base Comandante Ferraz foi efetivamente aplicada.
(continua)

O jornalista Cláudio Humberto também revela que a Base na Antártida tinha problemas desde 2006.

Não foi por falta de aviso: há seis anos, em 2006, o almirante Antonio Cesar Sepulveda alertou, em artigo, para graves problemas na Base Comandante Ferraz, na Antártida, que pegou fogo no sábado (26), destruindo equipamentos e pesquisas de quase trinta anos.

Culpou instalações corroídas pela ferrugem, falta de prevenção contra incêndio e de manutenção dos tanques de reabastecimento, tudo funcionando “na base do jeitinho”, além de laboratórios e alojamento precários.


No artigo do Jornal do Commercio (RJ), o almirante advertiu até para falhas de comunicação ameaçando pesquisadores fora da Base.
Sepulveda previu desastre ecológico: em dezembro, uma chata afundou com 10 mil litros de óleo, perto da Base.

Um comentário:

  1. Isso é uma vergonha para o Brasil, país nenhum teve la acidente dessa proporção que causou 2 mortes, "acidentes acontecem onde a prevenção é falha" é um jargão de segurança que a maioria das donas de casa seguem, principalmente para protejer os seus filhos, o que Brasil do PT faz para protejer seus filhos, que nem aqui tem segurança, sem contar saúde, educação, habitação, saneamento basico, aposentados do INSS, etc?
    Francisco SP

    ResponderExcluir