terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Oposição anuncia ações para investigar corrupção no governo do PT


Líderes e presidentes do PPS, PSDB, DEM e PSOL anunciaram, nesta terça-feira (14/02), uma série de ações na Justiça, no Congresso e na Comissão de Ética Pública pedindo a investigação de casos de corrupção e de tráfico de influência envolvendo o ministro da Fazenda, Guido Mantega; o ex-presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci; o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; e o ex-advogado-geral da União e atual ministro do Supremo Tribunal Federal, ministro José Antonio Dias Toffoli.

Contra Mantega e Denucci pesa a suspeita de cobrança de propina de fornecedores da Casa da Moeda e envio de U$ 25 milhões para contas no exterior. Na semana passada, o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno, já protocolou representação na Procuradoria da República no Distrito Federal pedindo abertura de inquérito para investigar o caso. Ele também apresentou, na Câmara, pedido de convocação de Mantega.

“O ministro, no mínimo, prevaricou ao ser avisado sobre o esquema de propina e não ter tomado nenhuma providência”, afirma o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire.
(...)

Gilberto Carvalho e Toffoli

Em outra frente, a oposição pede a convocação de Gilberto Carvalho para que ele explique no Congresso o seu suposto envolvimento na divulgação de vídeos sobre o esquema de corrupção no governo do Distrito Federal durante a gestão do ex-governador José Roberto Arruda.

Os partidos também pretende saber se Carvalho obteve algum tipo de vantagem pessoal, especialmente na compra de imóveis em Brasília, ao se envolver com a quadrilha.
O PPS apresentou nesta terça o pedido de convocação do ministro.

“Parece que 2011 não acabou tamanho o número de casos de corrupção que transbordam no governo da presidente Dilma. A bandalheira virou ato corriqueiro na Esplanada. Nós, da oposição, não vamos dar trégua e cobraremos a apuração de todos os casos”, afirmou o líder do PPS, deputado Rubens Bueno.
(...)

Os líderes da oposição também anunciaram que vão pedir a abertura de Inquérito Civil Público para apurar atos de improbidade administrativa que teriam sido cometidos por Gilberto Carvalho durante seu envolvimento no episódio da máfia do DF.
(...)

A oposição vai pedir ainda que a Comissão de Ética Pública da Presidência analise a conduta de Carvalho no caso. Os parlamentares também acionarão o Ministério Público Federal (MPF) para indagar porque o depoimento da advogada Christiane não foi incluído no inquérito da Operação Caixa de Pandora, que investiga o esquema de propina no governo do Distrito Federal.

Íntegra AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário